PERFIL DE PACIENTES COM CANDIDÍASE VULVOVAGINAL
Resumo
A candidíase vulvovaginal é uma infecção fúngica, sendo uma das causas mais comuns de prurido e corrimento vulvovaginal. A maioria dos casos da doença é causada pela espécie Cândida albicans, e provoca grande desconforto, prejudicando a qualidade de vida e as relações sexuais. Estima-se que 75% das mulheres em idade fértil serão acometidas por esta infecção. O objetivo desta pesquisa foi analisar o perfil clínico e epidemiológico de pacientes com quadro de candidíase vulvovaginal em uma unidade de pronto atendimento durante os anos de 2018 a 2020, sendo um estudo observacional descritivo com coleta de dados secundários provenientes de prontuários de 97 mulheres entre 20 e 50 anos. As variáveis analisadas foram idade, estado civil, sintomas, presença de doença crônica, uso de medicação contínua, uso de método contraceptivo, parceiro sexual, gestação, realização de preventivo anualmente e tratamento. Assim, o perfil de pacientes que apresentam candidíase na unidade de pronto atendimento são mulheres com média de 32,7 anos, majoritariamente solteiras (43,3%), não gestantes (90,07%), saudáveis (83,5%), que não utilizam medicação de uso diário (61,9%), com parceiro sexual fixo (80,4%), as quais 56,7% realizam o exame preventivo anualmente e 60,8% utilizam método contraceptivo, apresentando como sintoma mais prevalente a leucorreia (72,2%). Logo, faz-se necessário conhecer os fatores predisponentes desta patologia afim de evitá-la, priorizando a qualidade de vida das mulheres.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.