Análise de chuvas intensas para projetos de drenagem
DOI:
https://doi.org/10.18616/civiltec.v2i1.5335Resumo
O conhecimento das relações IDF é de grande importância no dimensionamentos de obras de macro e microdrenagem. Para o planejamento das obras, além do conhecimento das relações IDF, também é importante conhecer as épocas do ano com maior risco de ocorrência de eventos extremos. Nesse sentido este trabalho teve como objetivo analisar a série histórica de chuva determinando as relações IDF e a ocorrência sazonal dos eventos extremos de chuva da estação pluviométrica de Vargem do Cedro, município de São Martinho. No estudo foram usados os dados diários de precipitação do período de 1977 a 2018 da estação pluviométrica de Vargem do Cedro (Código 02848006), localizada no Município de São Martinho, SC. Com base nas séries de máximas anuais de chuva com duração de 1 a 10 dias foram estimadas as chuvas máximas com período de retorno de2 a100 anos, usando a distribuição de Gumbel-Chow (BACK, 2013). Com base nas relações entre chuvas de diferentes durações (CETESB, 1986) foram estimadas as chuvas com duração de 5 a 1440 minutos, ajustando-se a equação IDF para chuvas de curta duração. Também foram avaliadas as frequências sazonais das ocorrências dos valores de chuvas diárias máximas anuais e de chuvas iguais ou superiores a 80 e 100 mm. A análise da série histórica de chuva permitiu estabelecer os valores de chuva máxima com duração de um a dez dias para serem usadas em projetos de macrodrenagem, bem como a equação IDF para chuvas de curta duração, a ser usada em projetos de microdrenagem. Foi constatada maior frequência de eventos extremos de duração diária nos meses de dezembro a fevereiro.
Downloads
Referências
BACK, Á. J. Chuvas intensas e chuva para dimensionamento de estruturas de drenagem para o Estado de Santa Catarina (Com programa HidroChuSC para cálculos. Florianópolis, Epagri, 2013. 193p.
BIELENKI JÚNIOR, C.; BARBASSA, A. P.; MIRANDA, R. B. de; MAUAD, F. F. Determinação de curva intensidade-duração-frequência por meio do emprego do método paramétrico de ajustamento de observações. Revista Brasileira de Climatologia, v.19, p.146-167, 2016.
CALDEIRA, T. L.; BESKOW, S.; MELLO, C. R.de; VARGAS, M. M.; GUEDES, H. A. S..; FARIA, L. C. Daily rainfall disaggregation: an analysis for the Rio Grande do Sul State. Revista Scientia Agraria, v.16, n.3, p.1-21, 2015.
CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. Drenagem urbana: manual de projetos. São Paulo. DAEE/CETESB, 1986. 466p.
DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Manual de Hidrologia básica para Estruturas de Drenagem. Rio de Janeiro. 133p. 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE OBRA
Tese, dissertação, livro, capítulo de livro, artigo, anais, outros
1) DADOS DO AUTOR
1.1 Nome: _____________________________________________
1.2 CPF: ______________________________________________
1.3 Vínculo com a instituição: ______________________________
(acadêmico de pós graduação stricto sensu, docente, pesquisador, técnico-administrativo)
2) INFORMAÇÕES DA OBRA
2.1 Identificação da obra: __________________________
(tese, dissertação, livro, capítulo de livro, artigo, anais, outros)
2.2 Título da obra: ___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
Criciúma, ____ de ________________ de _______.
Assinatura: ________________________________