Projeto de Extensão Reconstruindo a Cidadania

Autores

  • Mônica Elizabeth Dare Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc
  • Douglas Leffa Pirolla Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc
  • Rafael José Prado Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc
  • Evelise Chemalle Zancan Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc

DOI:

https://doi.org/10.18616/civiltec.v2i1.5351

Resumo

Projeto de Extensão Reconstruindo a Cidadania

Daré, Mônica Elizabeth[1]

Pirolla, Douglas Leffa[2]

Prado, Rafael José[3]

Zancan, Evelise Chemalle[4]

1- Introdução

Segundo Paiva e Salgado (2003) a educação dos operários, sem dúvida alguma, contribui para que eles tenham condições de assimilar novas técnicas, aceitando avanços nas existentes, diminuindo os erros de execução, que geram não conformidades, e, portanto, o retrabalho, os acidentes de trabalho e o desperdício.  Diante destas questões o objetivo deste projeto é promover a preparação e a capacitação para as pessoas em vulnerabilidade social e/ou trabalhadores na construção civil, nas categorias profissionais pertinentes às equipes de obras, proporcionando oportunidades de integração e compreensão do ambiente de trabalho, para melhor inserção no meio social e do trabalho. O projeto de extensão Reconstruindo a Cidadania desenvolve suas atividades desde 2010 em parcerias com várias entidades, instituições e empresas. A empresa Farben Tintas S.A. constitui-se parceira permanente do projeto, e como outras parcerias, em várias edições anteriores, têm-se a Prefeitura Municipal de Criciúma, a Prefeitura Municipal de Jacinto Machado, a Acijam (Associação Comercial de Jacinto Machado), a Associação Beneficente ABADEUS, e a Prefeitura Municipal de Cocal do Sul. A partir do ano de 2017 a entidade Bairro da Juventude tornou-se parceira do projeto. Destaca-se dentro do projeto o módulo de pintura imobiliária e moveleira que promove aos participantes a preparação e a capacitação para atividades de pintura na construção civil e na indústria de móveis.


[1]Especialista, Unesc, dare@terra.com.br

[2]Acadêmico, Unesc, dpirolla@unesc.net

[3]Acadêmico, Unesc, rafael-do-p@hotmail.com

[4]Mestre, Unesc, ecz@unesc.net

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Elizabeth Dare, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc

Docente curso engneharia civil e arquitetura

Douglas Leffa Pirolla, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc

aluno engenharia civil

Rafael José Prado, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc

Aluno curso de engenharia civil

Evelise Chemalle Zancan, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc

Docente curso de engenharia civil

Referências

BARROS, Mércia M. S. Bottura de; HOLANDA, Erika Paiva Tenório de. Características da Mão de Obra na Construção Civil e diretrizes para o seu treinamento. Boletim Técnico Universidade Federal de São Paulo – Departamento de Engenharia Civil, São Paulo-SP, 2004.

FERREIRA, Jane Eyre Rios de Macedo. A formação ao longo da vida (FLV). Um estudo sobre a formação profissional do trabalho na construção civil. 2012. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Tecnológica, Centro Federal de Educação Tecnológica de MG (Cefet), Belo Horizonte, 2012.

PAIVA, Mônica Souto de; SALGADO, Mônica Santos. Treinamento das Equipes de Obras para a implantação de Sistema de Qualidade. In: III Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção – III SIBRAGEP. UFSCar. São Carlos – SP, 2003.

Downloads

Publicado

2019-12-10