Avaliação da resistência de aderência de revestimentos argamassados projetados manualmente e mecanicamente – estudo de caso

Autores

  • Larissa Maffioleti Motta Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC
  • Elaine Guglielmi Pavei Antunes Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Heloisa Zanelatto Scussel Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.18616/civiltec.v2i1.5382

Resumo

A aplicação da argamassa de revestimento nas obras de construção civil pode ser de forma mecânica ou manual. Para Paravisi (2008) a aplicação manual pode ser considerada o sistema tradicional de produção no Brasil, mas apesar da grande utilização no país, sua produção ainda apresenta baixos índices de produtividade, elevados percentuais de perda, alta variabilidade e problemas de qualidade. Já a aplicação mecânica é realizada através de equipamentos de projeção contra a superfície a ser revestida, padronizando a energia de lançamento da argamassa, resultando em um produto mais homogêneo e minimizando a variabilidade dos resultados de aderência pela diminuição da interferência do operador na aplicação, conforme Antunes e John (2007). A referida pesquisa trata-se de um estudo de caso que tem como objetivo avaliar a resistência de aderência de revestimentos argamassados projetados manualmente e mecanicamente, em distintos substratos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 13749: Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Especificação. Rio de Janeiro, 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 13528: Revestimento de paredes de argamassas inorgânicas – Determinação da resistência de aderência à tração. Rio de Janeiro, 2010.

ANTUNES, P.N. R.; JOHN, M. V. Determinação e controle da energia de impacto de argamassas lançadas manualmente. 2007. 16 p. Boletim Técnico (Boletim Técnico)- Escola Politécnica da USP, São Paulo, 2007.

MALAGONI, M. A.; SCARTEZINI, V. Análise dos resultados de resistência de aderência em revestimentos de argamassa. 2013. 389 fls. Trabalho d Graduação (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2013

PARAVISI, S. Avaliação de sistemas de produção de revestimento de fachada com aplicação mecânica e manual de argamassa. 2008. 179 p. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2019-12-10