Análise de argilas calcinadas na produção do cimento LC³
Resumen
A sustentabilidade tornou-se um princípio essencial diante dos desafios ambientais atuais, como as mudanças climáticas e a degradação ambiental. Neste contexto, a substituição parcial do cimento convencional por materiais cimentícios suplementares destaca-se como alternativa promissora para a redução das emissões de CO₂. Esta pesquisa avalia a resistência à compressão do cimento LC³ (Limestone Calcined Clay Cement), utilizando argilas calcinadas da região do extremo sul catarinense. As argilas Argilito, Taguá Maracajá e Maciço foram caracterizadas quanto à granulometria, massa específica e atividade pozolânica. A argila Maciço, por apresentar melhor desempenho, foi empregada na formulação de argamassas com substituições de 25%, 35% e 45% de cimento CPV-ARI por argila calcinada e filer de calcário. Os ensaios de compressão mostraram variações significativas na resistência mecânica, associadas à finura e reatividade das argilas, bem como os teores de substituição. A análise estatística confirmou a influência desses fatores no desempenho do cimento LC³. Os resultados demonstram o potencial do uso de argilas calcinadas regionais na formulação de cimentos mais sustentáveis, sem comprometer significativamente a resistência mecânica, contribuindo para a inovação e a sustentabilidade na construção civil.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE OBRA
Tese, dissertação, livro, capítulo de livro, artigo, anais, outros
1) DADOS DO AUTOR
1.1 Nome: _____________________________________________
1.2 CPF: ______________________________________________
1.3 Vínculo com a instituição: ______________________________
(acadêmico de pós graduação stricto sensu, docente, pesquisador, técnico-administrativo)
2) INFORMAÇÕES DA OBRA
2.1 Identificação da obra: __________________________
(tese, dissertação, livro, capítulo de livro, artigo, anais, outros)
2.2 Título da obra: ___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
Criciúma, ____ de ________________ de _______.
Assinatura: ________________________________
