O CURRÍCULO ESCOLAR E A FUNÇÃO SOCIAL DA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA NA PERCEPÇÃO DE PAIS/RESPONSÁVEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18616/lendu.v9i1.9114

Resumo

O estudo teve como objetivo geral analisar o currículo escolar e a função social da disciplina de Língua Inglesa. A pesquisa se caracteriza como descritiva com abordagem qualitativa e é caracterizada como investigação de campo. O instrumento utilizado foi um questionário, contendo quatro questões abertas e uma fechada, aplicado aos pais/responsáveis de alunos dos anos iniciais de duas escolas públicas de um município da região da AMREC/SC. Além do baixo índice de envolvimento dos pais/responsáveis, os resultados da pesquisa evidenciam que os participantes se mostraram positivos quanto à oferta da disciplina de Língua Inglesa no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com relação às sugestões de melhorias foram mencionadas: maior quantidade de aulas, aperfeiçoamento de professores e a ideia de que seja articulada como uma ferramenta de comunicação. Quanto às expectativas, houve algumas contradições no sentido de que o ensino atende às expectativas de alguns pais/responsáveis, mas, ao mesmo tempo, sugerem melhorias para ele. Por fim, quanto ao futuro dos alunos, os participantes apresentaram suas expectativas com a Língua Inglesa incluída nelas, seja como um meio para obter um emprego melhor ou viajar para outros países, por exemplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miryan Cruz Debiasi, Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE

Doutorado em Educação - UNESC, linha de pesquisa: Formação e Gestão em Processos Educativos. Mestrado em Educação - UNESC - Linha de Pesquisa: Educação e Produção de Conhecimento nos Processos Pedagógicos. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE).Possui especialização em Ciências dos Saberes da Educação para Mercado de Trabalho e Exercício do Magistério Superior (UNIBAVE); especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNIBAVE) e especialização em Gestão Universitária (UNIVALI). Professora Universitária, Coordenadora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE. Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia (UNIBAVE), Presidente do Colegiado do Curso de Pedagogia (UNIBAVE) membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da mesma instituição. Membro do grupo de pesquisa Educação Matemática: uma abordagem histórico-cultural - GPEMAHC (UNESC), do Núcleo de Estudos sobre Formação Humana - FORMA (UNESC) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação - NEPE (UNIBAVE). Avaliadora de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos de Graduação do MEC (compõe o Banco Nacional de Avaliadores do Sistema Nacional De Avaliação da Educação Superior - BASIS). Membro do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente / SC. Tem experiência na área de educação, com ênfase em teorias pedagógicas, a pedagogia como campo de conhecimento, políticas públicas para o curso de pedagogia e formação de professores; teoria histórico-cultural, formação e emancipação humana. 

Luiza Liene Bressan da Costa

Doutora em Ciências da Linguagem no PPGCL da Unisul. Mestra em Ciências da Linguagem, pós-graduada em Gestão de Bibliotecas Escolares pela UFSC (2015), Especialista em Língua Portuguesa pela FURB (1988). Atuou com professora de Língua Portuguesa e Inglês durante 31 anos na rede pública estadual de Santa Catarina. Coordenou o curso de Pedagogia do Unibave de 2000 a 2013. Atualmente, é professora na área de linguagens dos cursos de Direito, Pedagogia, Psicologia, Medicina Veterinária, Agronomia, Administração, Ciências Contábeis do Unibave. Participa do grupo de pesquisa do Imaginário e Cotidiano do PPGCL da Unisul, cuja liderança é de Heloisa Juncklaus Preis de Moraes e também do Grupo de Pesquisa Memórias, Afetos e Redes Convergente, liderado pelo professor Mário Abel Bressan. É membro da Academia Orleanense de Letras. Atua também na formação de professores das redes estadual e municipal de ensino no componente de Língua Portuguesa e suas literaturas. Coordena o Programa de Bolsas de Estudo cedidas pelo estado de SC aos acadêmicos de licenciaturas do Unibave.

Downloads

Publicado

2025-10-30