O Reconto Oral como ferramenta para a avaliação da compreensão leitora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18616/lendu.v9i1.9253

Resumo

A compreensão leitora envolve processos linguísticos, psicocognitivos e psicossociais, influenciados por fatores como competência linguística, conhecimento prévio, tipos textuais, estratégias de leitura, motivação, memória de trabalho e inferências. Este estudo analisa o Reconto Oral como ferramenta de avaliação da compreensão leitora em pesquisas nacionais e internacionais, apoiando-se em teorias da Psicolinguística, Linguística e Psicologia Cognitiva. Com uma revisão de literatura em periódicos de alta qualidade (Qualis A1, A2, B1 e B2) entre 2012 e 2022, foram selecionados oito estudos que atenderam rigorosamente aos critérios estabelecidos para análise qualitativa com base na metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin (2016), garantindo um tratamento sistemático e aprofundado dos dados. Foram encontradas aplicações do Reconto Oral em tipos de textos narrativos e expositivos e, a faixa etária e escolaridade em destaque estava entre 6 a 10 anos (Séries iniciais do Ensino Fundamental). A competência linguística, o conhecimento prévio e a memória de trabalho foram fatores de destaque. O Reconto Oral mostrou-se versátil e eficaz na avaliação da compreensão leitora, revelando informações valiosas sobre os processos cognitivos de leitura. A pesquisa indica que o Reconto Oral pode ser integrado a diversas abordagens e instrumentos para uma avaliação abrangente das habilidades de leitura, sendo relevante para o desenvolvimento educacional. A contribuição do estudo reforça o papel do Reconto Oral na pesquisa educacional e práticas pedagógicas, também aponta para futuras investigações sobre sua eficácia em diferentes contextos e faixas etárias, ampliando o entendimento sobre a compreensão leitora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giseli Cordeiro, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Graduada em Pedagogia pela UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci, em Blumenau - SC (2010), especialista em Gestão Escolar pela UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava - PR (2016), especialista em Neuropsicopedagogia pela UniGuairacá, em Guarapuava - PR (2020). Mestre em Letras pela UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava - PR (2023) onde atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Língua Portuguesa nas séries iniciais, Metodologias Ativas, Alfabetização e Apoio Pedagógico com base na Neurociência. Iniciou suas atividades como docente em 2010 pela prefeitura de Blumenau - SC, estagiou no Colégio Bom Jesus Santo Antônio em Blumenau - SC. Lecionou na Escola Lobo Kids, em Guarapuava - PR e, no Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, no distrito de Entre Rios, Guarapuava - PR como docente nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, alfabetização bilíngue (língua portuguesa e língua alemã). Foi tutora de ensino na Unopar, polo de Guarapuava - PR (2014) e atuou como docente no Programa Jovem Aprendiz da Cooperativa Agrária, no distrito de Entre Rios, Guarapuava - PR (2022). Suas principais áreas de interesse são: ensino-aprendizagem da leitura, compreensão e processamento em leitura, habilidades e competências relacionadas à compreensão leitora e estratégias de aprendizagem.

Luciane Baretta, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado (1998) e doutorado (2008) em linguística aplicada, em Inglês e Literatura Correspondente, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Fez doutorado sanduíche no Center of Cognitive Neuroscience, na University of Auckland (2007). Iniciou suas atividades como docente no curso superior em 1998, atuando, principalmente, no curso de Letras, com o ensino de língua inglesa. Foi coordenadora e supervisora de estágio em Língua Inglesa e coordenadora do Curso de Metodologia do Ensino de Língua Inglesa. Atualmente, atua como professora adjunta do curso de Letras-Inglês na UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava, PR. Desde 2013, é professora do Programa de Pós-Graduação em Letras. De 2016 a 2018 foi coordenadora institucional do Inglês Sem Fronteiras e atualmente, é Coordenadora Pedagógica do Programa Paraná Fala Inglês, na Unicentro. Suas principais áreas de interesse são: ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira, habilidades de leitura em língua materna e estrangeira, estratégias de aprendizagem e processamento em leitura.

Downloads

Publicado

2025-10-30