Seria a educação um casulo?
DOI:
https://doi.org/10.18616/lendu.v9i1.9568Resumo
Partindo do princípio de que a experiência docente é inseparável de sua existência enquanto sujeito imerso em um tecido social, pretende-se a partir deste ensaio traçar e analisar a experiência docente do personagem Dom Gregório, na película La lengua de las mariposas, dirigida por José Luis Cuerda Martínez, baseado em um conto homônimo de Manuel Rivas Barrós. Para reflexão, pensa-se na experiência a partir da perspectiva de Larrosa (2018), para quem a experiência é entendida como a relação do sujeito com o mundo que o cerca. Essa experiência acontece e transforma docente e discente na relação no tempo e no espaço. Nesta análise, busca-se principalmente um olhar sobre a artesania contida nessas experiências narrativas, buscando aproximar tais práticas do que Larrosa chama de professor-artesão, aquele que exerce seu ofício como quem ouve um chamado do mundo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista LENDU.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos ao manuscrito submetido, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que o manuscrito submetido, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.



