A MUDANÇA DOS CLÍTICOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Abstract
Neste artigo, defende-se a tese de que houve um desaparecimento da aglutinação dos clíticos no português brasileiro. Para comprovar tal hipótese, foram analisados textos literários dos séculos XIX e XX, da literatura brasileira, bem como, paralelamente, jornais desse mesmo período, procurando esclarecer como se deu essa mudança. Enquanto se faz essa análise, será verificado se a escrita jornalística da época — mais próxima da linguagem cotidiana — possui uma labilidade maior que a linguagem literária. Para tanto, embasar-se-á na Linguística Histórica, responsável por tornar a Linguística uma ciência, observando, por meio de uma análise diacrônica dos textos, que as mudanças ocorrem de maneira lenta e imperceptível aos falantes de uma língua, até que se possa estar estabelecida.
PALAVRAS-CHAVE: Linguística Histórica; Clíticos; Pronome oblíquo; Aglutinação.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista LENDU.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos ao manuscrito submetido, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que o manuscrito submetido, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.








