A RELEVÂNCIA DA MÚSICA NA PRÉ-ESCOLA: ACERVOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UM CENTRO EDUCACIONAL INFANTIL NO MUNICÍPIO DE IÇARA/SC
DOI:
https://doi.org/10.18616/rsp.v2i0.3393Resumo
A música é um dos eixos que deve estar presente na educação infantil e está disposto nas Diretrizes e Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Nesse sentido, elaborou-se o problema: qual a relevância da música na pré-escola e que lugar ela ocupa nas práticas pedagógicas? Este artigo tem por objetivo geral compreender o lugar da prática da música com crianças de quatro e cinco anos de um Centro Educacional Infantil no município de Içara/SC, e como objetivos específicos: verificar a relevância da música; analisar os acervos que as professoras dispõem e identificar a música nas práticas pedagógicas na Educação Infantil. A pesquisa desenvolvida foi de caráter qualitativo e o instrumento utilizado foi o questionário com perguntas estruturadas. Os sujeitos da pesquisa foram sete professoras que lecionam na pré-escola de um Centro Educacional do Município de Içara/SC. Na análise dos dados os diálogos foram estabelecidos com os autores: Brito (2003), Ostetto (2004), RCNEI (1998), entre outros. Considerou-se que as professoras entendem que a música é um dos eixos a ser trabalhado na educação infantil e que ocupa suas práticas pedagógicas, destacaram ainda que o acervo é escolhido por elas, pois o que a escola disponibiliza é insuficiente. Percebeu-se que há falta de conhecimento sobre a importância de diversificar os gêneros musicais. Constatou-se que a música precisa ser melhor trabalhada e pelas respostas das professoras ela ainda é utilizada como recurso para trabalhar outros eixos, servindo de aporte, não ocupando o seu lugar de destaque nas práticas pedagógicas.
PALAVRAS-CHAVE: Música. Educação Infantil. Prática Pedagógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.


