O TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DA ESCOLA CAMPO: EXPECTATIVAS CONSTRUÍDAS POR ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESC
DOI:
https://doi.org/10.18616/rsp.v3i2.5116Resumo
A formação inicial do professor é um processo importante, visto que agrega diversos elementos, dentre eles o estágio obrigatório. O objetivo geral dessa pesquisa foi “compreender quais as expectativas dos estagiários (as) do curso de pedagogia da Unesc em relação ao trabalho desenvolvido pelo professor (a) dentro da sala de aula nos anos iniciais.” Como referenciais teóricos utilizam-se Nóvoa (1995-2002), Garcia (1999), Tardif (2014) entre outros, apresentando a perspectiva da formação do professor. Pimenta (2012), Lima (2008 - 2012), entre outros ressaltam a importância do estágio obrigatório. A coleta de dado foi desenvolvida pela aplicação de um questionário contendo sete perguntas, com acadêmicos da sétima fase do curso de Pedagogia da UNESC, no ano de 2018, no município de Criciúma-SC. Com isso, os sujeitos afirmam que o estágio obrigatório contribui para a escolha da modalidade em que desejam atuar. Reconhecem que é oportunidade de adquirir experiência profissional dentro da sala de aula, observando as práticas pedagógicas dos professores e refletindo sobre elas. Confirmam que é o momento de fazer a articulação da teoria aprendida na universidade com a prática nas escolas, superando as expectativas. Portanto, o estágio obrigatório é um elemento oportuno na formação do acadêmico, proporcionando experiências e aprendizagem.
PALAVRAS CHAVE: Formação de professores. Estágio Obrigatório. Teoria e Prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.