O TRABALHO DOS ESTAGIÁRIOS DAS LICENCIATURAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO REGULAR DA REDE MUNICIPAL DE CRICIÚMA/SC
DOI:
https://doi.org/10.18616/rsp.v6i2.7745Resumo
O presente artigo tem como tema "o trabalho dos estagiários das licenciaturas no processo de inclusão dos alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino regular da rede municipal de Criciúma/SC.". Tem como objetivo compreender quais as dificuldades encontradas pelos estagiários, entendendo o trabalho dos estagiários no estágio não obrigatório. A natureza é básica, sendo exploratória e qualitativa por meio de uma pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário com acadêmicos das licenciaturas da UNESC. Com os relatos apresentados pode-se perceber os desafios que eles encontram, muitas vezes por falta de conhecimento sobre a criança com autismo e a falta de orientação/formação, sendo que sua participação na inclusão do aluno com TEA é de extrema importância, pois é necessário que este aluno tenha consigo alguém que o acompanhe durante seu período de aprendizagem. A inclusão do aluno com autismo é prevista por leis, por isso é essencial que sua permanência seja garantida. O estudo revelou que é relevante que os estagiários recebam algum tipo de suporte e ajuda de profissionais qualificados que farão com que o trabalho seja realizado com confiança e sabedoria, pois todo esse aprendizado irá refletir na vida tanto dos alunos com TEA que estão ali para receber este acompanhamento quanto na do próprio estagiário, sendo que este período irá acrescentar em sua carreira, pois sabe-se que a criança com autismo precisa principalmente do apoio dos pais e uma boa educação, esta que é uma das exigências do acompanhamento.
PALAVRAS-CHAVE: Inclusão. Estagiário. TEA. Ensino regular.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.

