A PRÁTICA PEDAGÓGIGA DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM RELAÇÃO ÀS MÚSICAS DE MÍDIA
DOI:
https://doi.org/10.18616/rsp.v4i1.5736Resumo
RESUMO: O presente artigo apresenta como objetivo geral analisar se as professoras da Educação Infantil utilizam das músicas de mídia em sala de aula. E a partir disso desmembraram-se os objetivos específicos que foram: compreender a importância da música para o desenvolvimento cognitivo da criança; refletir sobre as músicas de mídia e outros gêneros musicais trabalhadas dentro da sala de aula; identificar diferentes possibilidades de trabalhar a música na escola; verificar se as professoras utilizam CDS e DVDS apenas para entretenimento, ou se é proposto cantar com gestos e outras expressões corporais. A pesquisa, de natureza básica, com abordagem qualitativa, quanto ao procedimento técnico se utilizou da pesquisa de campo, por meio de um questionário em uma escola particular, na região de Criciúma-SC, com sete professoras da educação infantil. Foi possível concluir que algumas participantes utilizam a música para momentos de descontração e para auxiliá-las nos projetos pedagógicos. Elas reconhecem a importância que a música tem na educação dos seus alunos como processo de aprendizagem, porém, algumas apontaram que nem todas as práticas estão realmente alcançando o objetivo de aprendizagem. Podemos destacar também que o CD e DVD já estão sendo pouco usados em sala de aula e que os meios tecnológicos mais avançados estão mais em uso pelas professoras. Por fim, podemos dizer que a música é um elemento auxiliador para a formação das pessoas e nesse sentido, a música de mídia, mediada pelo professor de maneira significativa, pode sim contribuir para aprendizagem do educando, assim, como citado acima, sobre o desenvolvimento da sensibilidade, do senso rítmico, da criatividade, da escuta musical, da expressão corporal entre outros, desde a Educação Infantil.
PALAVRAS CHAVE: Educação Infantil. Músicas de mídia. Práticas pedagógicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.

