MOVIMENTO HISTÓRICO DAS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Emilly Vicente de Freitas
  • Ademir Damazio

Resumo

O presente trabalho aborda o estudo do movimento histórico, no contexto brasileiro, das tendências. Consequentemente, seu problema se encaminha para: Quais as tendências e seus contextos surgiram na Educação Matemática brasileira? Portanto, seu objetivo é: analisar a construção histórica das diversas tendências matemáticas no cenário educacional brasileiro. Sua conclusão se dirigiu para como o estudo permitiu o aprofundamento de quais tendências percorreram o Brasil e, como esta foram produzidas por meio de suas relações sociais.

Biografia do Autor

Ademir Damazio

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, UNESC

Referências

FIORENTINI, Dario. Alguns Modos de Ver e Conceber o Ensino de Matemática no Brasil. Zetetiké. Campinas: UNICAMP, ano 3, n.4, 1-36, 1995.

ROSA, Josélia E. Proposições de Davydov para o ensino de Matemática no primeiro ano escolar: inter-relações dos sistemas de significações numéricas. 2012. 244 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Paraná, 2012.

CARDOSO, Eloir Fátima Mondardo, DAMAZIO, Ademir. A inter-relação entre as Pedagogias e as Tendências da Educação Matemática na Atualidade. In: XI EBRAPEM, 11, 2007, Curitiba. Anais do XI Encontro Brasileiro de estudantes de pós-graduação em educação matemática- Trilhas, caminhos e Perspectivas na Pesquisa em Educação Matemática. Curitiba: Setor de Educação – UFPR, 2007.

Downloads

Publicado

2021-09-09