ROTEIRO “CAMINHOS DE GRAVATÁ”: TURISMO RURAL PEDAGÓGICO NO MUNICÍPIO DE GRAVATAL - SANTA CATARINA

Autores

  • Francine Lunardi Calegari Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Juliana Debiassi Menegasso Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Nilzo Ivo Ladwig Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Andréa Rabelo Marcelino Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Adriano de Oliveira Dias Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.18616/ta.v26i0.6231

Resumo

O turismo rural pedagógico é uma ferramenta metodológica, que utiliza as realidades do campo, recursos naturais e culturais para a promoção de uma educação extracurricular. O trabalho tem como objetivo propor um roteiro de turismo rural pedagógico denominado Caminhos de Gravatá no município de Gravatal, estado de Santa Catarina. A metodologia consistiu em levantamento de dados bibliográficos, documentais, reconhecimento em campo e levantamento fotográfico. Posteriormente, foi criado o roteiro com base nos componentes curriculares e nas habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando como público alvo os alunos do ensino fundamental. O roteiro proposto possui nove locais potenciais, sendo: duas sedes de propriedades com práticas agropecuárias e sete outros pontos distribuídos no espaço rural. Percebeu-se que o município apresenta potencial para a prática do turismo rural pedagógico, com belezas naturais, aspectos culturais e históricos. Pretende-se após a conclusão deste trabalho criar novos roteiros pedagógicos que possam abranger outras áreas do município e atender um público diferenciado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine Lunardi Calegari, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Acadêmica do curso de Geografia.

Juliana Debiassi Menegasso, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – PPGCA. Unesc

Nilzo Ivo Ladwig, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Atualmente é professor do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense e professor da Universidade do Sul de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia de Agrimensura, com ênfase em Fotogrametria e Sensoriamento Remoto, Sistema de Informação Geográfica, Planejamento e Gestão Territorial.

Andréa Rabelo Marcelino, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004), graduação em GEOGRAFIA pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2003) e graduação em GEOGRAFIA BACHAREL pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2015). Possui especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (2006). Atualmente é coordenadora do curso de Geografia da UNESC. 

Adriano de Oliveira Dias, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2018); Graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2013); Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2004); Especialização em Geografia com Ênfase em Estudos Regionais (2008) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Atualmente, é docente da Universidade do Extremo Sul Catarinense e da Escola de Educação Básica Princesa Isabel. Tem experiência na área de Educação.

Downloads

Publicado

10-11-2020

Como Citar

Calegari, F. L., Menegasso, J. D., Ladwig, N. I., Marcelino, A. R., & Dias, A. de O. (2020). ROTEIRO “CAMINHOS DE GRAVATÁ”: TURISMO RURAL PEDAGÓGICO NO MUNICÍPIO DE GRAVATAL - SANTA CATARINA. Tecnologia E Ambiente, 26, 76–94. https://doi.org/10.18616/ta.v26i0.6231

Edição

Seção

Artigos