O SALVAMENTO DOS VESTÍGIOS ESTRUTURAIS DO NAVIO PORTUGUÊS DO SÉCULO XVI DE ORANJEMUND, NAMÍBIA, 2008-2009 – UM EXEMPLO DE COOPERAÇÃO ENTRE UM ESTADO “COSTEIRO” E UM ESTADO “DE BANDEIRA”
Resumen
Ao proporcionar uma acrescida acessibilidade do património cultural subaquático, a invenção do escafandro autónomo deu origem, após a 2ª Guerra Mundial, ao nascimento da arqueologia subaquática, mas também, simultaneamente, ao exponencial agravamento da vulnerabilidade deste património face aos caçadores de recordações e de tesouros – expressões a diferentes níveis da predatória “caça aos tesouros submersos” – actividade que concerne muitos países, entre os quais Portugal, cujo património cultural subaquático, por razões geográficas e históricas, jaz em águas de todo o mundo. Em 2001, perante o imperativo de salvaguarda do património cultural subaquático mundial, aUNESCO adoptou a Convenção sobre a Protecção do Património Cultural Subaquático, até à data ratificada ou aceite por 44 países de todos os continentes, entre os quais se contam, a Espanha (em 2005), Portugal (em 2006), a Itália (em 2010), e a França (em 2013), países de tradição marítima histórica.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


