O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS EM UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.18616/ce.v9i1.3922Resumo
A presente pesquisa aborda a importância do papel do gestor escolar na mediação dos processos pedagógicos em uma gestão democrática. O interesse em investigar este tema decorre do fato de se compreender a importância da atuação do gestor no ambiente escolar, principalmente sua liderança, possibilitando a participação de todos nas tomadas de decisões da escola. Para dar conta deste estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória através de leituras em livros e artigos científicos. A partir do estudo teórico percebeu-se que uma gestão democrática se consolida por meio da participação ativa da comunidade escolar, assim como pela formação continuada dos professores, reuniões pedagógicas, colegiados e outras atividades afins.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão Democrática. Mediação. Liderança. Participação. Gestor Escolar.
THE ROLE OF THE SCHOOL MANAGER IN THE MEDIATION OF PEDAGOGICAL PROCESSES IN A DEMOCRATIC MANAGEMENT
ABSTRACT:
The present research addresses the importance of the role of the school manager in mediating pedagogical processes in a democratic management. The interest in investigating this theme stems from the fact of understanding the importance of the manager's performance in the school environment, especially his leadership, making possible the participation of all in the school's decision making. To account for this study was carried out a bibliographic research of the exploratory type through readings in books and scientific articles. From the theoretical study it was noticed that, democratic management is consolidated through the active participation of the school community, as well as by the continued formation of teachers, pedagogic meetings, collegiate and other related activities. KEY WORDS: Democratic Management. Mediation. Leadership. Participation. School Manager.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS NA PESQUISA CIENTIFICA
A Revista CRIAR EDUCAÇÃO – PPGE/UNESC , ISSN eletrônico 2315-2452, dedica-se a cumprir as boas práticas de publicação científica no que diz respeito à conduta ética condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial da Revista Criar Educação: qualquer forma de comportamento antiético, no trato e respeito aos direitos das pessoas, bem como repudia o plágio em qualquer instância,. Adotamos como orientação consultiva as Resoluções do Código de Ética vigente que regem as boas práticas em pesquisa cientifica (Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e Resolução 510/2016 (Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais).









