Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Submissões.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo, desta forma, o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

A submissão e o processo dos trabalhos não terão custos para os autores.

A Revista Criar Educação não remunera os autores que tenham seus artigos nela editados. Matérias que não atendam aos requisitos acima não serão consideradas para exame e publicação.

Máximo 5 autores por artigo. A Revista Criar Educação aceita artigos de graduados(as) desde que acompanhados do orientador Mestre ou Doutor. Solicita-se a inclusão do ORCID de todos os autores no momento da submissão. 

1) Da estrutura geral do manuscrito: Fonte Arial, tamanho 12, na cor cinza de código #404040, papel tamanho A-4, espaçamento entre linhas 1,5, recuo Primeira Linha 1,25 cm, todas as margens com 2,5 cm; alinhamento justificado; sem numerar as páginas. O volume de texto do artigo, incluindo resumos, notas e bibliografia, não deverá ultrapassar o limite de 44.000 caracteres (considerando os espaços). O texto deverá obedecer a seguinte estrutura:

1.1) No início do trabalho, deve-se incluir, nesta ordem: título e subtítulo do artigo (alinhamento centralizado). O titulo deve estar na primeira linha da página, com a primeira letra maiúscula, centralizado, fonte Arial, tamanho 16, em negrito, espaçamento simples. Um espaço abaixo, deve estar o título em outro idioma: com a primeira letra maiúscula, centralizado, fonte Arial, tamanho 12, em negrito, espaçamento simples;

1.2) Resumo e palavras-chave: fonte Arial, tamanho 10, justificado, com espaçamento entre linhas simples, contendo até 150 palavras, na cor cinza de código #404040. No resumo, devem constar: o objetivo geral, o problema de pesquisa, a explicação de como o trabalho se desenvolveu, a metodologia empregada e breves conclusões e/ou resultados alcançados. O resumo deve vir acompanhado de sua versão em inglês. No caso de outros idiomas, o resumo em inglês também é obrigatório. Quantidade de palavras-chave: de 3 a 5 palavras separadas por ponto-vírgula (;) (observar as orientações da ABNT NBR 6028:2021);

1.3) Abstract e keywords (ou em outro idioma) seguem as mesmas orientações acima;

1.4) Nome completo do(s) autor(es) deverá ser inserido apenas na versão final, após a avaliação double blind peer review (avalição por pares às cegas). A mini-biografia deve conter: nome e sobrenome, última titulação, instituição de trabalho ou estudos, seguido do e-mail. O ORCID será inserido pelos editores após a avaliação do manuscrito. Fonte Arial, tamanho 9, entre linhas simples, na cor cinza de código #404040;

1.5) Corpo do texto (introdução; desenvolvimento; conclusão);

1.6) Referências;

1.7) Anexos (se houver). 

2) Título e subtítulo do artigo, em português, inglês e/ou espanhol, primeira letra maiúscula, negrito, fonte Arial, tamanho 16, alinhamento centralizado, espaçamento simples.

3) Resumos em português, inglês e/ou espanhol: fonte Arial, tamanho 10, justificado, com espaçamento entre linhas simples, em um só parágrafo, contendo até 150 palavras, na cor cinza de código #404040. Quantidade de palavras-chave: de 3 a 5 palavras separadas por ponto-vírgula (;) (observar as orientações da ABNT NBR 6028:2021).

4) Pede-se que as notas de rodapé sejam, somente, explicativas e concisas, ao final da página e que sua numeração obedeça rigorosamente as indicações no texto. Apenas notas indispensáveis devem constar no texto.

5) As ilustrações, quando existirem, devem estar no corpo do texto. Elementos gráficos devem estar centralizados, precedidos de título centralizado e em negrito, com sua numeração em números arábicos. Logo abaixo do elemento gráfico, deve constar a fonte em que se origina tal elemento gráfico, em Arial, tamanho 10. 

6) A citação de autores, conforme ABNT NBR 10520:2023, deve ser feita no corpo do texto (autor-data). As entradas devem ser pelo sobrenome do autor/vírgula/data (Ex.: Silveira, 1999) ou autor/vírgula/data/vírgula/página (Ex.: Silveira, 1999, p. 51). Aplicar recuo de 4 cm para citações acima de três linhas (letra tamanho 10).

7) Referências em ordem alfabética (espaçamento simples), alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples, conforme ABNT NBR 6023:2018.

Exemplos:

7.1) Livro: 

BOURDIEU, P. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

7.2) Capítulo de Livro:

CHESNAIS, F. Um programa de ruptura com o neoliberalismo. In: HELLER, A.; SOUSA SANTOS, B.; CHESNAIS, F. et al. A crise dos paradigmas em ciências sociais e os desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999. p. 77-108.
 
7.3) Tese/dissertação:

PONTUAL, P. O processo educativo no orçamento participativo: aprendizados dos atores da sociedade civil e do Estado. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.

7.4) Artigos de Periódicos:
 
SOUSA, S. Z.; BIANCHETTI, L. Pós-graduação e pesquisa em educação no Brasil: o protagonismo da ANPEd. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, p. 389-409, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000300002. Acesso em: 2 fev. 2026.  

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.