ELEMENTOS PARA PENSAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE GÊNERO: A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL SOCIAL

Autores

  • Simone Andrea Schwinn Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC
  • Suelem Silveira Cardoso Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Resumo

Mulheres e homens, governos e comunidades, devem tomar para si a tarefa de construção de políticas que considerem os fatores de discriminação, exclusão e fragilidades institucionais e sociais que permeiam a sociedade. Para isso, podem (ou devem) se utilizar do capital social para construção de políticas capazes de minorar e sanar as situações acima descritas. Às mulheres, a participação política historicamente foi renegada, afinal, culturalmente, os espaços de poder pertencem aos homens. Desta forma, ao tratar de políticas públicas, não é incomum que as atenções sejam direcionadas para os governos, desprezando o papel da sociedade na construção de políticas que lhe dizem respeito. O presente trabalho, a partir do método de revisão bibliográfica, objetiva analisar a interrelação entre políticas públicas com enfoque de gênero e capital social e, se esse fator interfere ou não na agenda das políticas públicas de gênero.
Palavras Chaves: Capital social. Gênero. Políticas Públicas.

Biografia do Autor

Simone Andrea Schwinn, Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC, Área de concentração Direitos Sociais e Políticas Públicas, linha de pesquisa Diversidade e Políticas Públicas, com Bolsa PROSUC/CAPES. Mestra em Direito pelo mesmo programa na linha de pesquisa Constitucionalismo Contemporâneo, com Bolsa CNPq. Integrante do grupo de Pesquisa “Direito, Cidadania e Políticas Públicas”, coordenado pela Prof.ª Pós Dra. Marli M. M. da Costa e vinculado ao PPGD da Unisc. Integrante da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFRGS, do Núcleo de Pesquisas em Migrações da Região Sul-MIPESUL e do Grupo de Trabalho em Apoio a Refugiados e Imigrantes – GTARI UNISC.

Suelem Silveira Cardoso, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Mestranda em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, área de concentração Direitos Sociais e Políticas Públicas. Integrante do grupo de pesquisa “Direito, Cidadania e Políticas Públicas”, vinculado ao PPGD – UNISC. Especialista em Direito Constitucional pela Anhanguera – UNIDERP. Especializando em Direito Administrativo pelo Centro de Ensino Dom Alberto. Graduada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2013). Advogada OAB/RS 94480

Downloads

Publicado

2018-11-05

Edição

Seção

Estado, Políticas Públicas e Direitos Sociais