GESTÃO DO TRABALHO E A EDUCAÇÃO PERMANENTE DO SUAS EM SANTA CATARINA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar como a Gestão do Trabalho e a Educação Permanente do SUAS no Estado de Santa Catarina (SC) está sendo efetivada. Utilizou-se como metodologia a pesquisa quantitativa, descritiva e documental, a qual foi embasada nos dados obtidos junto a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina (SST-SC) e o Núcleo Estadual de Educação Permanente do SUAS que realizaram um estudo por meio de questionário, sendo encaminhado a todos os municípios do estado entre os dias 06 de fevereiro e 30 de março de 2019. Dos 295 municípios catarinenses, 165 responderam. Os resultados mostraram que 32,12% dos municípios pesquisados possuem a organização da gestão do trabalho e 32,73% realizam a supervisão técnica. Quanto ao Plano de Educação Permanente do SUAS, 6,67% estão com o plano implantado e 10,30% em fase de elaboração. Já os Núcleos Municipais de Educação Permanente do SUAS se encontra em fase de planejamento em 12,12% dos municípios; 0,61% em fase de implantação e 3,03% em fase de implementação. Estes dados apontam para uma fragilidade dos municípios do Estado em atender as normatizações trazidas na Lei nº 12.435/11, principalmente os municípios de pequeno porte, que somam cerca de 81% em Santa Catarina. A conclusão é que em se tratando de gestão do trabalho e Política de Educação Permanente do SUAS, no em Santa Catarina, diante das informações obtidas, fica evidente que poucos são os municípios estão preparados para se adequar as exigências nacionais, necessitando de aporte técnico e financeiro por parte do estado.
Palavras-chave: SUAS. Educação Permanente. Gestão do Trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.