A EDUCAÇÃO NA POLÍCIA MILITAR: O CASO GAÚCHO
Resumo
Este artigo busca compreender os progressos e imprecisões existentes dentro da Brigada Militar do Rio Grande do Sul após a implementação da Lei Complementar Estadual nº 10.992/97, que tornou requisito a formação em Direito para ingresso como oficial na Instituição. Para o desenvolvimento deste estudo, analisou-se as perspectivas pessoais e, sobretudo, profissionais dos soldados que cursam o ensino superior e atuam na instituição. A pesquisa desenvolveu-se com base em uma metodologia qualitativa, sendo utilizado como técnica para a coleta de dados o grupo focal com policiais homens e mulheres estudantes do ensino superior que ocupam o posto de soldado da Brigada Militar. Para tanto, foram realizados dois grupos focais em batalhões distintos: o primeiro grupo focal ocorreu no Batalhão de Operações Especiais, no dia 14 de dezembro de 2016, e o segundo grupo no 20º Batalhão de Polícia Militar, no dia sete de fevereiro de 2017, ambos em Porto Alegre. Foi possível observar que os oficiais do novo modelo de ingresso são superiores hierárquicos mais acessíveis e com maior preparo profissional para atender as demandas da instituição. Ainda, constatou-se que a necessidade de formação em curso superior está fundamentalmente relacionada à noção de valorização da atividade policial.
Palavras-chave: Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Ensino Superior. Universidades. Policial estudante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.