A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO PARA OS MEIOS NÃO-ADVERSARIAIS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: UM ESTUDO ACERCA DO BACHARELADO EM DIREITO DA UFOPA
Resumo
A presente pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo analisar o Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado da Universidade Federal do Oeste do Pará, no município de Santarém, Pará, para identificar as especificidades da oferta disciplinas e conteúdos relacionados aos meios consensuais de solução de conflitos. A metodologia utilizada constou de um estudo de caso com técnicas de coleta de dados análise documental e um grupo focal realizado com uma turma do curso de Direito, apoiadas em prévia pesquisa bibliográfica. Durante o grupo focal, os interlocutores apontaram a relevância dos meios autocompositivos de resolução de conflitos, pois incentivam a construção de uma democracia participativa, partindo da perspectiva de que as pessoas e a comunidade envolvidas na situação são os sujeitos em um cenário de controvérsias. Desta maneira, compreendem os MARC não apenas como uma forma de desanuviar nosso nublado Judiciário, mas, também, de humanizar o direito a partir de uma perspectiva emancipatória e relacional. Concluímos no recém reformulado Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Direito, uma demonstração de maior flexibilidade curricular, o incentivo à construção de outras metodologias de ensino-aprendizagem diversas da estrita assistência judiciária e capazes de oferecer oportunidades mais promissoras de articulação entre teorias e práticas jurídicas, com maior atenção ao meios autocompositivos de situações de conflito, assim como de opções formativas atualmente impossibilitadas em função da rigidez da estrutura curricular dos cursos de Direito no Brasil.
Palavras-chave: Educação jurídica; Diretrizes Curriculares Nacionais; Meios consensuais de solução de conflitos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.