EDUCAÇÃO SEXUAL, UM MÉTODO CONTRACEPTIVO EFETIVO. COMO POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS AFETAM OS ÍNDICES DE NATALIDADE ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Resumo
Utilizando-se do método dedutivo, objetivando identificar se as problemáticas da implementação de políticas públicas de educação sexual no Brasil afetariam diretamente as taxas de natalidade da população infanto-juvenil. Assim sendo, o objetivo final da pesquisa é responder à questão: “a falta de políticas públicas voltadas a educação sexual afeta as taxas de natalidade entre Crianças e Adolescentes?” De tal maneira, a introdução traz a abordagem sobre as políticas públicas voltadas educação sexual em um prisma histórico, tratando do seu desenvolvimento de maneira abrangente, reduzindo-se a posteriori ao âmbito nacional. Uma vez construída uma linha lógica de acontecimentos, percebe-se que a educação sexual se depara com a tecnologia e dissipação de informação em larga escala em razão da globalização. Razão pela qual, no título 2 a temática abordada é o alcance efetivo dessa informação entre crianças e adolescentes, fazendo-se uma concatenação dicotômica entre o alcance da informação que chega ao público jovem pelos meios digitais e a problemática ocasionada por eventual déficit da mediação do estado com políticas públicas eficazes. Por fim, buscando findar a celeuma, elencam-se, então, as políticas públicas educacionais presentes na CRFB/1988 fazendo-se, nas considerações finais, a conclusão teorética alçada.
Palavras Chave: Educação; Sexualidade; Natalidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.