PARTICIPAÇÃO POLÍTICA: OS DESAFIOS DA DEMOCRACIA DIGITAL
Resumo
Com a presença da Pandemia no atual cenário mundial, o Brasil viu-se obrigado, a incrementar o mercado da tecnologia da informação, fomentando a participação política, por meio da democracia digital, como novas formas de exercer as atividades
comerciais, políticas e socioeconômicas, trazendo uma nova realidade desafiadora para a toda a população brasileira. Tal realidade impacta na necessidade de adaptações das classes sociais, a esse novo modelo de gestão dos serviços públicos, sobretudo no acesso aos serviços e bens que passaram a ser oferecidos por meios de aplicativos e redes digitais. Surge a urgência da inclusão digital, como forma a garantir a acessibilidade de todos os cidadãos, aos direitos previstos em constituição. Assim os gestores públicos, por meio dos diversos órgãos e setores de serviços, buscam formas de disseminação das informações e conhecimentos importantes, dentre eles, o crescimento das práticas e ferramentas tecnológicas.
Nesta ótica, entende-se que algumas atuações profissionais, como por exemplo, os assistentes sociais, podem contribuir na discussão e ampliação da visão institucional política, despertando o interesse de todos sobre temática abordada neste artigo.
Objetivando contribuir neste processo, este artigo traz: apontamentos teóricos, por meio da analise de conjuntura, apresentando os desafios sócios existências, da população rural dos municípios brasileiros; E deseja criar aqui, um espaço de debates, a fim de fortalecer relações democráticas e organizadas, que levem ao empoderamento dos Indivíduos; O método aplicado, neste artigo, se deteve em referências teóricas e dados estatísticos de pesquisadores conceituados, já disponíveis nos diversos meios de comunicação existente.
PALAVRAS-CHAVES: DEMOCRACIA DIGITAL, POLÍTICA, POPULAÇÃO RURAL
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.