FLORESTAN FERNANDES E A CONTRIBUIÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
Resumo
A finalidade deste artigo é incrementar as práticas pedagógicas no campo das ciências sociais de modo que, ao refletir sobre o pensamento social brasileiro e a história dele, poder interseccionar a disciplina de Sociologia com a política nacional de saúde. A coletânea intitulada “Um Retrato do Brasil”, publicada em dez edições no Jornal de São Paulo, se tornou um texto clássico, principalmente quando se aborda a reflexão sociológica com a saúde. Neste texto, lançado em 1946 no referido jornal, Florestan comenta a obra “Viagem a Tocantins”, de Júlio Paternostro, médico do Serviço de Febre Amarela da Fundação Rockefeller. Florestan percebe na resistência do sertanejo aos serviços médicos, o perigoso resultado que é acumular problemas antigos com novos: a impressão psicossocial causada aos sertanejos quando os postos de saúde e santas casas, que são o ponto de contato
das populações interioranas com a civilização, não realizam sua função conforme os requisitos racionais e seculares, reforçando a negação psicossocial de todo aquele complexo e acentuando a reatividade aos mores da civilização como um todo. Vimos que para o objetivo proposto, as referidas publicações trazem uma série de vantagens para o ensino de sociologia, dentre as quais situar o fazer sociológico, referenciado na realidade do entorno, onde a pesquisa se mostra essencial. Ao mesmo tempo revela o pioneirismo da produção sociológica brasileira que, aos poucos, foi se encontrando com a real complexidade da própria formação social brasileira, em que atraso e modernidade se misturam, naquilo que posteriormente Florestan posteriormente designaria como modernização conservadora.
Palavras-Chave: Ensino de Sociologia.Políticas de Saúde. Florestan Fernandes
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.