A influência da alimentação na prevenção do câncer colorretal: uma revisão bibliográfica.

Autores

  • Maiara Zanette Netto Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Schérolin de Oliveira Marques Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Programa de Pós-Graduação em Nutrição Clínica Funcional, Criciúma, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2238-5346

DOI:

https://doi.org/10.18616/inova.v14i4.7858

Resumo

O câncer colorretal representa a neoplasia mais comum do trato gastrointestinal. É um dos cânceres mais comumente diagnosticados e a terceira causa de morte relacionada ao câncer no mundo. O CCR é caracterizado por fatores hereditários e esporádicos (consumo de álcool, alta ingestão de gordura, alimentos ricos em calorias, alimentos processados e ultraprocessados, obesidade, tabagismo e sedentarismo). Vários fatores de risco podem colaborar para o aparecimento dessa neoplasia, entretanto a alimentação parece ser o fator que contribui mais para o desenvolvimento do CCR e é capaz de alterar a microbiota intestinal. Assim, o objetivo desse estudo foi realizar uma revisão bibliográfica com a finalidade de analisar a influência da alimentação na prevenção do câncer colorretal. Para tal, buscou-se artigos originais e de revisão de diversos autores. O consumo de carne vermelha, alimentos processados e ultraprocessados, ingestão de alimentos gordurosos e ricos em calorias auxiliam no desenvolvimento do CCR. No entanto, o alto consumo de alimentos funcionais como frutas, vegetais, fibras, gorduras boas, probióticos e prebióticos ajudam na prevenção da neoplasia. Por fim, buscar uma alimentação saudável poderá modular a microbiota intestinal e prevenir o surgimento do câncer colorretal.              

                                                   

Palavras-chave: Alimentação; Câncer Colorretal; Dieta; Nutrição.

Biografia do Autor

Schérolin de Oliveira Marques, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Programa de Pós-Graduação em Nutrição Clínica Funcional, Criciúma, Santa Catarina, Brasil.

Formada em Bacharel em Nutrição pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC

Pós-graduada em Nutrição Aplicada à estética - UCM

Mestre e Doutora em Ciências da Saúde - UNESC

reside em Terra de Areia, Rio Grande do Sul, Brasil

Downloads

Publicado

2024-02-19

Edição

Seção

Atenção à Saúde