A DISPENSAÇÃO DE PSICOTRÓPICOS NA REDE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PR: REFLEXÕES SOBRE A MEDICALIZAÇÃO DA VIDA ENGENDRADA NO COTIDIANO
DOI:
https://doi.org/10.18616/inova.v15i5.9226Resumo
O aumento do uso de psicotrópicos nas últimas décadas pode estar relacionado ao crescimento dos diagnósticos psiquiátricos, assim como, à introdução de novos medicamentos pela indústria farmacêutica. Na saúde pública a dispensação de psicotrópicos pode ocorrer em diferentes serviços. O objetivo desta pesquisa é realizar um levantamento sobre o consumo de psicotrópicos dispensados na rede básica de saúde do município de Maringá-PR. É um estudo qualitativo executado por meio de análise documental em 15 Unidades de Dispensação entre 01/05/2022 e 30/04/2023. Os psicotrópicos que mais se destacaram foram: Fluoxetina, Amitriptilina, Venlafaxina, Carbamazepina, Valproato de Sódio, Carbonato de Lítio, Risperidona e Clonazepam. A evidência maior se deu para a Fluoxetina, um antidepressivo considerado a “pílula da felicidade” na sociedade do consumo atual a qual exige, a qualquer preço, alto rendimento, bem estar e produtividade. Aponta-se a Atenção Básica como fomentadora de práticas inovadoras no cuidado em saúde mental. Destacam-se estratégias voltadas à proposta da Clínica Ampliada que visem a desmedicalização. Enfatiza-se que o trabalho interdisciplinar, a escuta e o acolhimento, o cuidado corresponsável, integral e longitudinal possibilita a construção da autonomia no projeto terapêutico e o estabelecimento de suportes que vão além da medicalização do sofrimento psíquico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.




