PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA MORTALIDADE NEONATAL ENTRE 2011 E 2021 EM SANTA CATARINA
Resumo
A mortalidade neonatal é definida como morte infantil antes dos 28 dias de idade, sendo classificada como óbito neonatal precoce naquelas que ocorrem antes dos primeiros 7 dias de vida, e como óbito neonatal tardio naquelas entre 7 e 27 dias. Nesse contexto, esses dados podem ser utilizados como indicadores de qualidade da assistência pré-natal. Conhecer o perfil epidemiológico dos óbitos neonatais e dos dados maternos no período de 2011 a 2021 no estado de Santa Catarina. Estudo epidemiológico descritivo e retrospectivo, com dados disponibilizados pelo DATASUS. No período estudado, totalizaram-se 7.431 óbitos neonatais. Com relação a faixa etária, 36,87% acorreram nos neonatos menores de 24h de idade. Segundo local de ocorrência, 97,66% aconteceram no hospital. De acordo com sexo, 55,40% eram do sexo masculino. No que se refere à cor/raça, a raça branca dominou o quadro com 89,21% dos casos de óbitos neonatais. Quanto ao peso ao nascer, 32,11% tinham entre 500 e 999g. Em relação aos dados maternos, 20,89% das mães tinham entre 25 e 29 anos de idade. Quanto a escolaridade dessas mulheres, 46,91% delas possuíam de 8 a 11 anos de estudo. A respeito da duração da gestação, 31,92% mantiveram entre 22 a 27 semanas. Por fim, quanto ao tipo de parto, 52,83% foram cesarianos. Desse modo, fica notável o aumento na taxa de mortalidade neonatal quanto menor o tempo de vida e menor o peso ao nascer. Não houve diferença significativa entre o perfil epidemiológico desses óbitos com o passar dos anos analisados. Quanto aos dados maternos, observa-se mais óbitos neonatais nas gestações que duraram entre 22 a 27 semanas.
Descritores: Neonatalogia; Epidemiologia Clínica;Saúde Pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.