ATENDIMENTOS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE ACIDENTE DOMICILIAR EM UM HOPITAL MATERNO INFANTIL NO SUL DE SANTA CATARINA
Abstract
O objetivo da pesquisa foi caracterizar a prevalência dos acidentes domiciliares em crianças menores de 14 anos atendidas em um Hospital Materno Infantil, de um município do Extremo Sul de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, transversal, documental do tipo retrospectivo. Os dados foram obtidos por meio de 3.306 registros de atendimentos efetuados no mês de janeiro de 2013 nos prontuários Eletrônicos. Do total de atendimentos, 145 casos foram selecionados e analisados por se tratar de acidentes domiciliares. Dos atendimentos prestados às crianças e adolescentes vítimas de acidente domiciliar o sexo masculino teve um discreto predomínio, sendo 51%. Os acidentes domiciliares foram mais frequentes na faixa etária pré-escolar, representando 35,8%, seguido de lactente, 33,8%, escolar, 18%, e a fase pré-adolescente, 12,4%. Os acidentes mais frequentes foram por queda, 55,2%, corpo estranho, 12,4%, e corte-contuso, 8,3%. Em 95,8% dos casos tiveram alta em menos de 24 horas. O presente estudo evidenciou que grande parte da demanda hospitalar gerada por consequências de acidentes domésticos entre menores de quatorze anos é de baixa complexidade, devido à elevada proporção de atendimentos com alta subsequente. Todavia, essa característica não deve ser menosprezada, considerando que parte desses atendimentos poderia ter sido evitada, por meio de uma série de medidas preventivas consideradas efetivas.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.