PARTICIPAÇÃO DO PAI NO NASCIMENTO: SENTIMENTOS REVELADOS
Abstract
Estudo qualitativo, descritivo, exploratório e de campo acerca do significado do nascimento de um filho para o pai. Sobre o tema surgiram algumas indagações: Quem é o pai que fica ansiosamente aguardando o nascimento do seu filho? Quais os sentimentos do pai à espera do filho? Quais as preocupações do pai em relação a este novo ser que está vindo? Qual o preparo do pai para receber seu filho? Quais as orientações que o pai recebeu da equipe de enfermagem frente ao nascimento de seu filho? Quais as expectativas do pai de ‘ser pai’? Teve como objetivo geral compreender o significado que o pai atribui ao nascimento do filho, como objetivos específicos, traçar o perfil dos pais pesquisados, conhecer a experiência em ser pai, descrever o sentimento do pai durante a gravidez e parto do seu filho, conhecer as orientações recebidas para o pai pela equipe de enfermagem. Os dados foram obtidos através de entrevista semiestruturada realizada. A pesquisa foi realizada com dez pais que estavam à espera do seu filho. Essa etapa ocorreu no setor da maternidade de um Hospital do Extremo Sul Catarinense que adota o princípio da humanização no atendimento à mulher no processo da parturição. O material apreendido dos depoimentos foi tratado conforme o método de análise de conteúdo. Da análise surgiram as categorias temáticas: sentimentos dos pais durante a gravidez da gestante, planejamento da gravidez, sentimentos frente ao parto e nascimento de seu filho, participação do pai na gestação e parto, o preparo para ser pai, expectativas frente ao papel de pai, significado do nascimento do filho para o pai, orientação e apoio da equipe de enfermagem durante o processo de gravidez e parto da gestante. Os resultados evidenciaram que os sentimentos revelados pelos pais no nascimento de seu filho dividem-se entre alegria e medo, a gestação foi vivida como emocionalmente intensa, marcada por alegria, ansiedade e conflitos. Preocupações com a saúde da esposa e do bebê e sentimentos de exclusão mostraram-se presentes no momento do nascimento – por não poderem acompanhar o parto –; os pais relataram também sentimentos positivos e de satisfação.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.