REGISTROS DE ENFERMAGEM: UM INSTRUMENTO PARA A QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.18616/inova.v11i1.5254Abstract
Estudo com objetivo de problematizar sobre a prática dos registros de enfermagem com a equipe de enfermagem de um hospital da Serra Catarinense, visando destacar a importância destes para a comunicação segura e para a qualidade da assistência prestada. Pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de Pesquisa Convergente Assistencial(PCA), da qual participaram 5 sujeitos. Foram analisados 10 prontuários e observou-se nas anotações de enfermagem que somente itens como data/horário, assinatura e número do Conselho de Enfermagem apareciam em todos os registros. Já itens como, procedência dos pacientes, acompanhantes e exame físico, são as mais relegadas. Há compreensão das diferenças conceituais entre anotação e evolução de enfermagem. São consideradas dificuldades para a realização dos registros, o tempo de escrita e sobrecarga de trabalho, e tem como facilidade a conscientização da equipe sobre a importância do ato de registrar. Considera-se que, a prática assistencial efetivada diariamente pelas equipes de enfermagem produz um extenso material para registro, relativo as informações originadas do cuidado ao paciente. Além das questões legais pertinentes aos registros de enfermagem há também a sua relevância frente a qualidade dos cuidados prestados. Fica evidenciada a necessidade de educação permanente em serviço, como responsabilidade dos enfermeiros e instituição. Entende-se que os objetivos propostos foram alcançados.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.




