A IMPORTÂNCIA DO EXAME DE SÍFILIS NO PRÉ-NATAL

Authors

  • Daiane Antonia Pinheiro Cechinel Galli Ribeiro Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Meline Oliveira dos Santos Morais Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.18616/inova.v13i2.6067

Abstract

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. A principal forma de transmissão ocorre por meio de relações sexuais desprotegidas. A sífilis também pode ser transmitida por via transplacentária na gestação, neste caso é chamada sífilis congênita (SC). A SC pode resultar em desfechos adversos na gravidez, como abortos e morte neonatal. O objetivo do presente estudo é avaliar a importância do exame de sífilis no pré-natal, a fim de verificar o impacto que o diagnóstico precoce e a implementação de medidas terapêuticas trazem a gestante e ao recém nascido. Foi realizada uma revisão de literatura com embasamento em artigos científicos através das bases de dados PubMed, Scielo e Google Acadêmico e materiais oficiais do Ministério da Saúde. Nesta pesquisa foi obeservado um aumento no número de casos de sífilis gestacional, que pode estar relacionado a maior testagem de gestantes em decorrência dos testes rápidos, mas também pode ser atribuído a falhas na assistência pré-natal e aumento no número de relações sexuais sem uso de preservativos. Fatores como a baixa escolaridade, idade, diagnóstico tardio e tratmento inadequado parecem ser determinantes para a transmissão vertical.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daiane Antonia Pinheiro Cechinel Galli Ribeiro, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Biomédica graduada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, acadêmica da Pós Graduação em Análises Clínicas (Lato sensu UNESC).

Meline Oliveira dos Santos Morais, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Farmacêutica, Especialista em Farmacologia, Mestre em Ciências da Saúde, Doutoranda em Ciências da Saúde. Docente UNESC, nos cursos de graduação: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e odontologia. Docente no curso de Pós garduação Lato sensu em Análises Clínicas da UNESC.

Published

2022-12-05

Issue

Section

Epidemiologia