PERFIL ANATOMOPATOLÓGICO DOS PACIENTES SUBMETIDOS À PAAF E TIREOIDECTOMIA EM UM LABORATÓRIO DE ANATOMOPATOLOGIA EM CRICIÚMA/SC
Resumen
Introdução: Aproximadamente 15% da população apresenta nódulos tireoidianos palpáveis e até 50% pode apresentar nódulos microscópicos. Se o método utilizado for a palpação, 5% terá nódulo tireoidiano. Objetivo: Conhecer o perfil dos pacientes quanto aos diagnósticos citopatológicos de Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) de tireóide e anatomopatológicos de espécimes cirúrgicos de tireóide analisados no Laboratório de patologia Alice, da cidade de Criciúma/SC, no período de julho de 2008 a julho de 2011. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal, observacional, documental, exploratório, retrospectivo e censitário. Resultados: O estudo contou com 838 exames, destes, 627 foram citopatológicos obtidos pela PAAF de tireóide e 211 foram de anatomopatológicos de tireoidectomias. A idade média observada foi 50,95±14,13 anos. Em relação aos anatomopatológicos, 44,07% revelaram bócio multinodular, 21,27% carcinoma papilífero, 18,84% adenoma folicular e 12,46% tireoidite de Hashimoto. Em relação à PAAF, 49,79% tiveram diagnóstico de nódulos foliculares, sendo esse o diagnóstico mais prevalente. Conclusão: Este estudo mostrou que os exames cito e anatomopatológicos da tireóide são objeto de análises frequentes em laboratório de anatomopatologia, e que a cada cinco pacientes submetidos à tireoidectomias, aproximadamente um deles apresentou lesão maligna.Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.