A utilização de plantas medicinais por pacientes com doenças respiratórias crônicas participantes do grupo de reabilitação pulmonar

Autores/as

  • Daniela da Silva Lumertz UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina
  • Angela Rossato UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina
  • Ioná Vieira Bez Birollo UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina
  • Maria Tereza Soratto UNESC

DOI:

https://doi.org/10.18616/is.v6i1.2560

Resumen

Estudo com objetivo de identificar as plantas medicinais utilizadas por pacientes com doenças respiratórias crônicas participantes de um grupo de reabilitação pulmonar. Pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, exploratória e de campo. Aplicou-se entrevista semi estruturada com 10 pacientes do Grupo de Reabilitação Pulmonar da Clinica de Fisioterapia da Universidade Extremo Sul de Santa Catarina- UNESC. A análise dos dados foi realizada com a análise de conteúdo. As principais plantas utilizadas pelos pacientes que participam do Grupo de Reabilitação Pulmonar foram a camomila, boldo, guaco, cidreira, hortelã e folha de laranja. O conhecimento sobre a utilização das plantas medicinais advém principalmente da cultura passada de geração em geração pelas famílias. Os pacientes em sua maioria não receberam orientação da equipe multiprofissional sobre a utilização das plantas medicinais e interação medicamentosa. A forma utilizada das Plantas medicinais pelos pacientes geralmente está de acordo com as indicações da ANVISA. Os pacientes demonstraram dificuldade para relatar como ocorre a preparação das plantas medicinais. Considera-se primordial a revalorização do uso de plantas medicinais pela equipe multiprofissional de saúde em concordância com as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) e Programa Nacional de Plantas Medicinal e Fitoterápico. Sugere-se pesquisas direcionadas a atuação dos profissionais da saúde voltados as Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela da Silva Lumertz, UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina

Enfermeira – UNESC - Universidade do Extremo Sulde Santa Catarina - Criciúma – SC - Brasil.

Angela Rossato, UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina

Mestrado em Farmácia. Professora Curso de Farmácia– UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina - Criciúma - SC - Brasil.

Ioná Vieira Bez Birollo, UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina

Mestrado em Enfermagem. Professora Curso de Enfermagem – UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina - Criciúma – SC - Brasil.

Maria Tereza Soratto, UNESC

Mestrado em Educação. Professora Curso de Enfermagem – UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina - Criciúma - SC - Brasil.

Publicado

2017-07-27

Número

Sección

Atenção à Saúde