BENEFÍCIOS DA MELATONINA NA ENXAQUECA
DOI:
https://doi.org/10.18616/inova.v9i2.3738Resumen
A enxaqueca (migrânea) é uma doença neurológica crônica e incapacitante. Sua fisiopatologia é multifatorial, e as crises são deflagradas por fatores desencadeantes, que variam na sua intensidade e diversidade. Mecanismos como o genético, hormonal, ambiental e comportamental são destacados, sendo que as bases biológicas ocorrem através da intermediação de neurotransmissores. Atualmente, não existe tratamento padronizado para o completo alívio dos sintomas da enxaqueca, apenas terapia que promove uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes. A melatonina, produzida a partir da glândula pineal é um hormônio que está envolvido no controle de ritmos circadianos e exerce uma série de efeitos farmacológicos. A melatonina medeia suas ações através dos receptores de melatonina MT1 / MT2. As síndromes de dor crônica são frequentemente associadas à desincronização de ritmos circadianos e biológicos, que também causam distúrbios no ciclo sono-vigília. Os efeitos analgésicos mediados pela melatonina parecem envolver β-endorfinas, receptores GABA, receptores opióides e a via óxido nítrico-arginina. A eficácia da melatonina como agente analgésico e ansiolítico foi demonstrado em vários modelos animais de dor. Estudos clínicos também estão evidenciando o efeito analgésico da melatonina, em diferentes condições patológicas, o que o torna uma alternativa promissora para o tratamento de dores refratárias, como a enxaqueca.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.