Sobre a Revista

Foco e Escopo

As publicações da Revista Território, Espaço Construído e Meio Ambiente possuem abordagens baseadas em metodologias qualitativas e/ou quantitativas frutos de pesquisa científica relacionadas às áreas de conhecimento denominadas: território, espaço construído e meio ambiente; associadas à Arquitetura e ao Urbanismo, além de áreas afins.

Cada edição publicará manuscritos que podem ser apresentados nas seguintes categorias: artigos completos e resumos expandidos. As áreas de interesse incluem manuscritos relacionados (mas não limitados) às três sessões respectivamente indicadas: Sessão 01: Território e Meio Ambiente; Sessão 02: Espaço Construído; e Sessão 03: Resumos expandidos. Sobre cada uma delas, descreve-se:

Sessão 01 – Território e Meio Ambiente: Produção de conhecimento científico e tecnológico sobre cidade e meio ambiente aplicado ao ordenamento territorial, planejamento urbano, planos, projetos, construção, manutenção, uso e apropriação da paisagem composta pelos espaços livres, espaços construídos e infraestrutura.

Sessão 02 – Espaço Construído: Produção de conhecimento científico e tecnológico aplicado a todas as etapas da produção do espaço construído (pré-projeto, projeto, construção, uso, operação e manutenção), considerando a interface com a ação humana.

Sessão 03 – Resumos Expandidos: Produção de conhecimento científico e tecnológico aplicado às pesquisas em andamento, relatos de experiência e trabalhos de conclusão de curso.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos devem ser inéditos e originais, apresentando uma discussão aprofundada sobre um tema que faça parte do escopo da Revista, apresentando fundamentação teórica baseada em revisão bibliográfica atualizada, incluindo literatura internacional, além de elucidar o método de pesquisa adotado para o desenvolvimento do estudo. Nas conclusões, deve haver clara identificação das contribuições para o avanço do conhecimento científico e tecnológico sobre o assunto.

Não serão admitidos textos que constituam meramente revisão bibliográfica, apresentação do estado da arte e pesquisas de opinião, sem método de pesquisa ou abordagem original. Valorizam-se, os artigos que apresentam discussão sobre o tema, e não meramente uma descrição sobre o trabalho desenvolvido.

Cada edição publicará manuscritos que podem ser apresentados nas seguintes categorias: artigos completos e resumos expandidos. Os mesmos serão organizados em três sessões, supracitadas. Sobre os manuscritos, descreve-se:

Artigos completos: serão avaliados como trabalhos de pesquisas já concluídas ou em estágio avançado de desenvolvimento, com ideias e resultados inovadores e seguindo metodologia científica adequada. Devem ter no mínimo 8 páginas e no máximo 12 (incluindo as figuras, tabelas, diagramas, referências e anexos). Devem conter as seções: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Análise dos resultados, Conclusões e Referências bibliográficas. Agradecimentos é opcional.

Resumos expandidos: serão avaliados como pesquisas em andamento, com resultados intermediários e seguindo metodologia científica adequada; ou relatos de experiências com descrição e discussão de práticas desenvolvidas junto a instituições, comunidades e/ou sujeitos e que apresentem algum aspecto original relacionados ao ensino, pesquisa e/ou extensão; ou ainda, resumos de trabalhos de conclusão de curso devidamente apresentados e aprovados. Devem ter no mínimo 3 páginas e no máximo 5 (incluindo as figuras, tabelas, diagramas, referências e anexos). Devem conter as seções: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Análise dos resultados, Conclusões e Referências bibliográficas. Agradecimentos é opcional.

            Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente à Revista Território, Espaço Construído e Meio Ambiente, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico. As contribuições podem ser apresentadas em português, espanhol ou inglês, sendo necessário o resumo na versão em português e inglês. O anonimato e a confidencialidade são garantidos durante todo o processo de avaliação pelos pares.

Os manuscritos submetidos são analisados preliminarmente pelo Editor Executivo e aqueles selecionados são enviados aos Editores de Sessão, que os encaminharão para avaliação por pares. A decisão final cabe ao Editor Executivo em conjunto com os Editores de Sessão. Os manuscritos submetidos devem atender à política editorial da Revista e às instruções aos autores.

Os manuscritos publicados são de propriedade da Revista Território, Espaço Construído e Meio Ambiente, sendo vedada tanto a reprodução, mesmo que parcial em outros periódicos no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Editoria Científica, ou a citação em referência bibliográfica. Todo o conteúdo eletrônico estará sob a licença CC-BY Creative Commons (Atribuição-Não Uso Não-Comercial).

Periodicidade

Anual

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.