PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL: E O EMPOWERMENT DOS CONSELHEIROS LOCAIS DE SAÚDE - CLS

Autores

  • Claudio Alex Sipriano UNESC
  • Janine Moreira Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Jacks Soratto UFSC

Resumo

Estudo derivado da Dissertação de Mestrado de cunho qualitativo e exploratório-descritivo. Teve como objetivo analisar o entendimento dos CLS de um bairro do município de Criciúma-SC sobre a Participação Popular e o Controle Social, mediante os Círculos de Cultura -CC. Participaram do estudo 12 Conselheiros Locais de Saúde. Os instrumentos de coleta de dados da pesquisa foram: observação participante com diário de campo, entrevista coletiva e os CC. Os dados foram analisados por categorias estabelecidas previamente conforme Gomes (2003). Os resultados indicam quea participação, é um processo de discussão entre as pessoas para encontrar resposta aos problemas da comunidade e o controle social é percebido pelos conselheiros como: fiscalização da comunidade junto ao conselho de saúde; controle do trabalho dos profissionais; direito de brigar pelo o que se tem direito e que não sabem o que é o controle social. Essas formas de entendimento nos parece estar ligada a um pensamento coletivo, o que indica e pode dar pista a apropriação do empowerment comunitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Alex Sipriano, UNESC

Mestre em Educação, pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Especialista em Gestão da Atenção Básica em Saúde pela UNESC

Janine Moreira, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutora em Psicopedagogia pela Universidad de Cordoba/Espanha, convalidado como Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Jacks Soratto, UFSC

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2015-07-08