SOBREJUSTAPOSIÇÕES: DE LER E ESCREVER COM IMAGENS, DE EXPERIMENTAR: UM CORPO-SEM-ÓRGÃOS EM UMA PESQUISA ENTRE ARTE, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

Autores

  • Cristian Poletti Mossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Marilda Oliveira de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v7i1.4165

Resumo

O texto discute a possibilidade de criar um corpo não orgânico na escrileitura (CORAZZA, 2008) de pesquisas em educação marginais – as quais brotam em meio ao cruzamento entre arte/filosofia – de modo a produzir desvios das/nas formas instauradas pelas investigações em Educação ditas Majoritárias. O artigo deriva da conclusão da tese de doutorado do autor e orientada pela sua coautora. Nela, retoma-se a prática do corpo-sem-órgãos enunciada por Artaud em sua conferência radiofônica Para acabar com o julgamento de deus (1947) e expandida por Deleuze & Guattari em sua produção filosófica conjunta, em especial nos cinco volumes dos Mil Platôs, perseguindo modos de ensaiar uma esquizopesquisa que se faria por sobrejustaposições inventivas, como colagens transcriadoras de imagens e linhas de escrita em tensão constante, as quais afetam o corpo no decorrer do percurso investigativo, coagindo o pensamento a pensar.

Palavras-chave: Sobrejustaposições; Arte e filosofia; Pesquisa em Educação.

Biografia do Autor

Cristian Poletti Mossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Adjunto do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora Associada do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2018-04-02