A RELEVÂNCIA DA MATEMÁTICA NA TERCEIRA IDADE USANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.18616/ce.v11i2.6022Resumo
Resumo: Este artigo descreve a experiência vivenciada por meio do projeto de extensão denominado Matemática na Terceira Idade desenvolvido por alunos do curso de Licenciatura em Matemática do e supervisionado pela coordenadora do projeto, direcionado a terceira idade do município de Sombrio. O objetivo principal deste projeto é contribuir, por meio do ensino da Matemática a melhora da inclusão social de idosos no município de Sombrio, visando fortalecimento da auto estima, estimular a memória e o desenvolvimento do raciocínio lógico, além de ajudar os alunos em suas dificuldades e mostrar-lhes que a Matemática é uma ciência presente em seu cotidiano e de extrema importância para a compreensão do mundo à sua volta. O desenvolvimento do projeto se deu a partir da utilização de recursos básicos da sala de aula comum, acrescentados de equipamentos de informática em especial o computador e o smartphone, no primeiro momento do projeto ficou evidente alguns avanços no que tange ao conhecimento de alguns conceitos das quatros operações com os números naturais. Notamos certa resistência da parte dos alunos no que se refere a tarefa de buscar ferramentas no computador e smartphone, porém no decorrer das aulas esse processo se tornou natural e os alunos se sentiram a vontade em perguntar e manusear os equipamentos.
.
Referências
CARRAHER, Terezinha Nunes. Na Vida Dez, na Escola Zero. São Paulo: Cortez, 1988.
DANTAS, M. R. N. et al. Os benefícios da inclusão digital na terceira idade. In: Congresso Internacional de Educação e Inclusão (Cintedi), 2014, v. 1 , nº1 . Anais eletrônicos… Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/resumo.php?idtrabalho=1363. Acesso em: 16 ago. 2016. SANTA CATARINA, Secretaria do Estado de Educação e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Disciplinas Curriculares. Florianópolis: COGEN: 1998.
SCHOENFELD,A.H. Heurísticas na sala de aula.In:KRULIK.S.;REYS,R.E.A resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo: atual,1997.
VIGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
LUPINACCI, V. L. M.; BOTIN, M. L. M. Resolução de problemas no ensino de Matemática. ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, VIII. Recife. 2004. Anais... Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 16 a 18 de junho de 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS NA PESQUISA CIENTIFICA
A Revista CRIAR EDUCAÇÃO – PPGE/UNESC , ISSN eletrônico 2315-2452, dedica-se a cumprir as boas práticas de publicação científica no que diz respeito à conduta ética condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial da Revista Criar Educação: qualquer forma de comportamento antiético, no trato e respeito aos direitos das pessoas, bem como repudia o plágio em qualquer instância,. Adotamos como orientação consultiva as Resoluções do Código de Ética vigente que regem as boas práticas em pesquisa cientifica (Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e Resolução 510/2016 (Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais).