IMPLEMENTAÇÃO DAS SALAS ESTUDIOTECA E BIBLIOTECA E O PROGRAMA JUSTIÇA RESTAURATIVA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTOS, SP
DOI:
https://doi.org/10.18616/ce.v11i2.6944Resumo
O presente artigo tem como propósito apresentar o processo que envolveu a implementação das salas Estudioteca e Biblioteca que atendem o Ensino Fundamental II na rede de ensino de Santos, cidade localizada no litoral do estado de São Paulo. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionário, com questões abertas e fechadas, a três grupos de sujeitos. O primeiro grupo, composto por gestores da Seduc, o segundo grupo, por coordenadores pedagógicos, e o terceiro grupo composto por catorze professores resultando em uma análise de dados quantitativos e qualitativos. A implementação das salas Estudioteca e Biblioteca, e dos recursos tecnológicos nelas existentes, aconteceu por intermédio do Programa Justiça Restaurativa em parceria com o Instituto Tellus e a empresa privada Valor da Logística Integrada. Conclui-se que o fazer pedagógico de coordenadores e professores das unidades contempladas se fará produtivo em virtude de formações continuadas e propostas didáticas que invistam no uso do equipamento e inovem as metodologias das aulas.
Referências
Referências
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. – 8. ed. – São Paulo: Cortez, 2011. – (Coleção questões da nossa época; v. 8).
AULER, D; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científico-tecnológico para quê? Ver. Ensaio – Belo Horizonte – v. 03, n. 02, p. 122 – 134, jul-dez, 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/epec/v3n2/1983-2117-epec-3-02-00122.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2020.
BRASIL. Lei 9.165 de 2017 Institui a Política de Inovação Educação Conectada. Disponível em:
<https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=AC4D3E73DECCF990455F75C5354A4E89.proposicoesWebExterno2?codteor=1675485&filename=Avulso+-PL+9165/2017>. Acesso em 25 nov. 2021
_______. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Básica.
Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017a. Disponível em:
<http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em 25 de nov. 2021
_______. MEC - Política de Educação Conectada. Disponível em: http://educacaoconectada.mec.gov.br/o-programa/sobre Acesso em: 05 nov. 2021.
COSCARELLI, C. V. Tecnologias para Aprender. – 1. ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2016. 192 p. ; 23 cm.
DEWEY, J. Experiência e Educação. Tradução de Renata Gaspar. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. – 6. ed. – São Paulo: Atlas, 2008.
IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança.
ed. – São Paulo: Cortez, 2011.
NÓVOA, A. Formação de Professores e Profissão Docente. 1991. Disponível em:
<https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf>. Acesso em 15 jun. 2021
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasileira. MEC/SEF, 1997.
PERRENOUD, P. A Prática Reflexiva no Ofício do Professor: profissionalização
e razão pedagógica. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
___________. Dez Novas Competências para ensinar. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
PORTAL JUSTIÇA RESTAURATIVA. O que é um círculo restaurativo?. Disponível em: http://www.justicarestaurativa.com.br/portal/index.php/o-que-e-justica-restaurativa/o-que-e-um-circulo-restaurativo . Acesso em: 22 nov. 2021
SANTOS, Portal Justiça Restaurativa. Disponível em: https://www.santos.sp.gov.br/?q=portal/justica-restaurativa Acesso em15 jun.2021.
TELLUS, Instituto. Disponível em: https://tellus.org.br/conteudos/artigos/estudioteca-cocriacao-educacao-futuro/ Acesso em: 10 nov. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS NA PESQUISA CIENTIFICA
A Revista CRIAR EDUCAÇÃO – PPGE/UNESC , ISSN eletrônico 2315-2452, dedica-se a cumprir as boas práticas de publicação científica no que diz respeito à conduta ética condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial da Revista Criar Educação: qualquer forma de comportamento antiético, no trato e respeito aos direitos das pessoas, bem como repudia o plágio em qualquer instância,. Adotamos como orientação consultiva as Resoluções do Código de Ética vigente que regem as boas práticas em pesquisa cientifica (Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e Resolução 510/2016 (Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais).