Nas armadilhas de Jaider Esbell: sobre o conceito de Arte Indígena Contemporânea

Autores

  • Celio Roberto Eyng UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v13i3.8447

Resumo

A pesquisa objetivou compreender as metáforas conceituais utilizadas por artivistas indígenas e pesquisadores na caracterização do conceito de Arte Indígena Contemporânea.  Para isso, foi realizada uma análise textual discursiva, a qual buscou identificar o uso das metáforas conceituais de recipiente e trajetória nos discursos verbais. A partir da Teoria da Metáfora Conceitual, considerou-se que o conceito de Arte Indígena Contemporânea, desenvolvido por Jaider Esbell, funciona como uma estratégia de posicionamento entre dois sistemas: o Sistema da Arte Indígena e o Sistema da Arte Contemporâneo. O estudo pretende subsidiar a organização de intervenções pedagógicas e seus desdobramentos envolvem investigar os conceitos artísticos como armas na luta por legitimidade e autenticidade no campo artístico.

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Publicado

2024-11-05

Edição

Seção

Dossiê: EDUC(AÇÕES) PARA ADIAR O FIM DO MUNDO