Proposta de solução para estrutura de contenção contra queda de rochas para um talude na Região Sul de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.18616/civiltec.v7i1.6780Resumo
A queda de rochas e o rompimento de taludes são regidos por fatores geológicos, geomorfológicos, climáticos e pela ocupação irregular e ilegal de encostas. Há três classificações quanto ao movimento de terra causado pela instabilidade de maciços: desprendimento de terra ou rocha, escorregamento (landslide) e rastejo (creep). Além disso, as principais formas de ruptura de taludes rochosos são ruptura circular, planar, em cunha e tombamento de blocos (toppling). Há maneiras de evitar as rupturas de taludes por meio de estruturas de contenção, classificadas por proteções ativas e passivas, que devem atender a fatores de seguranças mínimos regidos pela ABNT NBR 11682/2009. O objetivo deste trabalho foi dimensionar uma estrutura de proteção contra quedas de rochas para o maciço estudado por Zorzi e Müller (2019). As autoras classificaram um maciço rochoso localizado no bairro Morro dos Conventos na Cidade de Araranguá, através do sistema RMR. O maciço, caracterizado em famílias, obteve classificação III e IV, apresentando grandes indícios de alteração e fraturamento. Através deste estudo, e das características do local, foi dimensionado uma estrutura de proteção contra queda de rochas baseado num sistema de malhas SteelGrid MO 200, com cabos de suporte de alma de aço de diâmetro de 12 mm ancorados à crista do talude por meio de barras de ancoragem de aço CA-50 de φ20 mm. A validação do dimensionamento foi feita por meio do software MacRO Studio v3.0. Concluiu-se que a estrutura dimensionada foi satisfatória, visto que apresentou fatores de segurança superiores ao mínimo estipulado pela ABNT NBR 11682/2009.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE OBRA
Tese, dissertação, livro, capítulo de livro, artigo, anais, outros
1) DADOS DO AUTOR
1.1 Nome: _____________________________________________
1.2 CPF: ______________________________________________
1.3 Vínculo com a instituição: ______________________________
(acadêmico de pós graduação stricto sensu, docente, pesquisador, técnico-administrativo)
2) INFORMAÇÕES DA OBRA
2.1 Identificação da obra: __________________________
(tese, dissertação, livro, capítulo de livro, artigo, anais, outros)
2.2 Título da obra: ___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
Criciúma, ____ de ________________ de _______.
Assinatura: ________________________________