Decaimento de temperatura em tubulações de PPR PN 25 para condução de água quente
DOI:
https://doi.org/10.18616/civiltec.v7i1.7113Resumo
No transporte de água quente ocorre um decaimento de temperatura entre o montante e a jusante de um trecho de tubulação, ocasionando perda de energia em forma de calor para o ambiente. Assim sendo, o tubo de Polipropileno Copolímero Random (PPR) é uma das soluções existentes para sistemas prediais de água quente, uma vez que, por possuir baixa condutividade térmica, o decaimento de temperatura do fluido transportado por este tubo também é baixo. No entanto, há poucas informações sobre a perda de temperatura nesse tubo disponíveis nos manuais de fabricantes. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é determinar o decaimento de temperatura no transporte de água quente nos tubos de PPR da classe de pressão PN 25 para diferentes valores de vazão e para todos os diâmetros normativos. Para tanto, foram realizados estudos com um modelo teórico e simulações computacionais, com o intuito de comparar os resultados dos dois métodos. Os cálculos com o modelo teórico foram feitos no software Microsoft Excel, enquanto as simulações foram feitas na versão estudantil do software Ansys Fluent, que utiliza o método dos volumes finitos. Os resultados de ambos os métodos mostraram que o decaimento de temperatura foi menor para os tubos de diâmetros pequenos e para vazões mais altas. Os dois métodos apresentaram diferenças menores que 0,1%, dessa forma, considerou-se que a simulação valida o modelo teórico. Portanto, este modelo pode ser utilizado no dimensionamento de sistemas de água quente, podendo ser alterados diversos parâmetros dos cálculos, de acordo com as condições de operação do sistema.
Referências
AMANCO. Manual Técnico: Linha Amanco PPR. Joinville, set. 2010. Disponível em: http://assets.production.amanco.com.br.s3.amazonaws.com/uploads/gallery_asset/file/37/baixa_amco_atualizacao_manual_tecnico_amanco_PPR_2010_v11.pdf. Acesso em: 25 maio 2021.
ANSYS INC. Ansys Student - Free Software Download. 2021. Disponível em: https://www.ansys.com/academic/students/ansys-student. Acesso em: 28 dez. 2021.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15813-1: Sistemas de tubulações plásticas para instalações prediais de água quente e fria Parte 1: Tubos de polipropileno copolímero random PP-R e PP-RCT – Requisitos. Rio de Janeiro, 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5626: Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto, execução, operação e manutenção. Rio de Janeiro, 2020.
BENEDICTO, S. M. O. Desempenho de sistema predial de água quente. 2009. 200 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Construção Civil, Mestrado em Construção Civil, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
BORGNAKKE, C.; SONNTAG, R. E. Fundamentos da termodinâmica. Tradução da 8ª edição norte-americana. São Paulo: Blucher, 2018. 730 p.
CHAGURI JUNIOR, J. J. Sistemas prediais de aquecimento de água a gás: Parâmetros de dimensionamento e gerenciamento. 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Energia, Mestrado em Energia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
INCROPERA, F. P. et al. Fundamentos de transferência de calor e de massa. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 643 p.
PORTO, R. M. Hidráulica básica. 4. ed. São Carlos: EESC-USP, 2006. 540 p.
TIGRE. PPR: Termofusão: Catálogo Técnico. Joinville, jul. 2012. Disponível em: https://www.tigre.com.br/themes/tigre2016/downloads/catalogos-tecnicos/ct-ppr-termofusao.pdf. Acesso em: 31 maio 2021.
UEHARA, T.; NASCIMENTO, C. H. B.; FERREIRA, A. T. Decaimento de temperatura em tubulações de PPR PN 25 de diferentes diâmetros para condução de água quente. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS, 2., 2021. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2021.
VERSTEEG, H. K.; MALALASEKERA, W. An Introduction to Computational Fluid Dynamics: The Finite Volume Method. 2. ed. Inglaterra: Pearson Education, 2007. 503 p.
YWASHIMA, L. A.; ILHA, M. S. O.; FERREIRA, A. T. Tempo de recuperação da temperatura no sistema de recirculação de água quente. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HIDRÍCOS, 22., 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABRH, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE OBRA
Tese, dissertação, livro, capítulo de livro, artigo, anais, outros
1) DADOS DO AUTOR
1.1 Nome: _____________________________________________
1.2 CPF: ______________________________________________
1.3 Vínculo com a instituição: ______________________________
(acadêmico de pós graduação stricto sensu, docente, pesquisador, técnico-administrativo)
2) INFORMAÇÕES DA OBRA
2.1 Identificação da obra: __________________________
(tese, dissertação, livro, capítulo de livro, artigo, anais, outros)
2.2 Título da obra: ___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
Criciúma, ____ de ________________ de _______.
Assinatura: ________________________________