Estudo do escoamento pluvial superficial na rua General Osvaldo Pinto da Veiga, Criciúma, Santa Catarina

Authors

  • Maria Eugenia Maccarini
  • Flávia Cauduro UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

DOI:

https://doi.org/10.18616/civiltec.v2i2.6851

Abstract

Os alagamentos vem sendo problemas corriqueiros em vários centros urbanos. Tais empecilhos têm sido decorrente da urbanização que tende a impermeabilizar o solo e acelerar o escoamento por condutos e canais. Este processo produz o aumento da vazão máxima e o  aumento da velocidade do escoamento (TUCCI, 2012). A partir desse cenário surge a importância de estudos para a implementação de sistemas alternativos de drenagem urbana, com o objetivo de reduzir os impactos e minimizar os danos causados pelas inundações. Dentre esses sistemas, destacam-se as técnicas compensatórias, que visam a redução da vazão de pico por meio de sua infiltração (BENINI, 2015). Os pavimentos permeáveis podem ser utilizados especialmente em estacionamentos e ruas com tráfego leve, assim contribuindo para os sistemas de drenagem como uma maneira de amenizar o escoamento superficial (FILHO, 2019). O aproveitamento de água da chuva consiste basicamente em coletar água que cai sobre os telhados e armazená-las em reservatórios para o uso futuro. Este método pode ser visto como um meio de evitar enchentes além de resultar em economia de água potável (DUDZEVCH, 2009). Este trabalho propõe um estudo sobre o escoamento pluvial superficial de parte da Rua General Osvaldo Pinto da Veiga localizada na cidade de Criciúma, Santa Catarina.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BACK, A. J. Hidráulica e hidrometria aplicada (Com programa HidroChusc para cálculos). Florianópolis: EPAGRI, 2015.

BENINI, S.M. Infraestrutura verde como prática sustentável para subsidiar a elaboração de planos de drenagem urbana: estudo de caso da cidade de Tupã/ SP. Tese – Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2015.

DUDZEVCH, Airton. Sistema de aproveitamento de água de chuva, 2009. Disponível em:

http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/148/artigo286613-1.aspx. Acesso em: 21 de maio 2021.

FILHO, J. M. C. G. Análise da utilização de peças de concreto permeável em estacionamentos na redução de escoamento superficial. ULBRA. Tocantins, 2019.

SANTA CATARINA. Sistema de Informações Geográficas - SIGSC. Levantamento Aerofotogramétrico. Publicado em 2012. Disponível em: http://sigsc.sds.sc.gov.br/. Acesso em: 10 de set. 2021.

TOLEDO (cidade), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Manual de

drenagem urbana. Paraná, 2017.

TUCCI, C. E. M. Águas urbanas. 4° ed. Porto Alegre: UFRGS/ABRH, 2008.

Published

2022-02-22