O MODERNISMO E EXPERIMENTALISMO DA LINGUAGEM DE MÁRIO DE ANDRADE EM AMAR, VERBO INTRANSITIVO

Autores

Resumo

O presente trabalho visou afirmar o experimentalismo da linguagem de Mário de Andrade, na obra Amar, verbo intransitivo, publicada em 1927, no período do Modernismobrasileiro. Além disso, buscou-se também aprofundar estudo sobre o Modernismo enquanto contexto histórico marcante para a Literatura. Fundamentado em estudos já realizados, como artigos e livros, fez-se uma revisão bibliográfica e uma leitura analítica do livro escolhido, a fim de mostrar as ocorrências de certos fenômenos linguísticos que fazem do livro, modernista e experimental. As situações de experimentalismo da linguagem encontradas na obra literária foram divididas em quadros sistematizados com registros de citações retiradas da narrativa, de modo a confirmar e analisar as experimentações da língua, na escrita de Amar, verbo intransitivo, vinculadas ao movimento no qual Mário de Andrade estava inserido. O estudo foi realizado a partir de um aporte teórico baseado nas ideias de: Coutinho (1997), Gonçalves (2012), Cândido (1999), Cerqueira (2010), Lopez (1984;2013), Rodrigues (1997), Botelho (2012), Marques (2014), Bolzan (2011), Dias (2011), entre outros. Ao fim do estudo, ficou mais claro perceber a intencionalidade do escritor em relação ao seu estilo de escrita e como isso estava ligado ao movimento que ocorria na época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Mazzuquello Teixeira, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Concluiu o curso técnico nível médio integrado pelo IFSC, em 2016. No IFSC, era bolsista nos anos de 2015-2016, em um projeto de pesquisa chamado "Projeto arquitetônico para longevidade". Egressa em Licenciatura em língua portuguesa - Letras, pela UNESC. Foi bolsista em um projeto de pesquisa chamado "A influência da variação linguística no processo de aquisição da linguagem escrita – recorte no fenômeno da semivocalização", orientado pela Prof. Dra. Angela Cristina Di Palma Back. E fez Extensão chamada "Leitura Literária com Detentos", com a orientação da professora Cibele Beirith Figueiredo Freitas.

Eloisa da Rosa Oliveira, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Professora da rede UNESC, mestra e doutoranda em Teoria Literária pela UFSC.

Referências

ANDRADE, Mário. Amar, verbo intransitivo. Ed. Especial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.

BOLZAN, Neides Marsane John. A representação dos afetos em amar, verbo intransitivo, de mario de andrade. 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, Linguística, Letras e Artes, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, 2012. Cap. 3.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 36. ed. rev. e aum. São Paulo: Cultrix, 1999. 528 p.

BOTELHO, André. De olho em Mário de Andrade: uma descoberta intelectual e sentimental do Brasil.1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

CANDIDO, Antonio. Iniciação à literatura brasileira. 3. ed. São Paulo: Humanitas: FFLCH - USP, 1999.

_______________. Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de janeiro: Ouro sobre azul, 2006.

CERQUEIRA, Larissa Agostini. As contribuições do modernismo para a literatura brasileira e a crítica brasileira. Em Tese, Belo Horizonte, Vol. 16, nº 2, 2010.

COUTINHO, Afrânio. A literatura no Brasil: era modernista. 4 ed. São Paulo: Global, 1997.

DIAS, Rosália de Almeida. Amar, verbo intransitivo: um romance experimental. E-revista - Unioeste, Juiz de Fora, Vol. 5, nº 3, 2011.

LAFETÁ, João Luiz. Mário de Andrade. 1 ed. São Paulo: Global, 1982.

LOPEZ, Telê P. Ancona. Uma difícil conjugação. In: ANDRADE, Mário de. Amar, verbo intransitivo. 11. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1984. p. 9-44.

MARQUES, Raniere de Araujo. Modernização estética e sujeitos periféricos em Paulicéia Desvairada de Mário de Andrade. Dissertação, Universidade Federal da Paraíba, 2014.

MORAES, Marcos Antonio de (organização, introdução e notas). Correspondência Mário de Andrade & Manuel Bandeira. São Paulo: Edusp/IEB, 2000 (2ª ed., 2001).

RODRIGUES, Marly. O Brasil na década de 1920: os anos que mudaram tudo. 1 ed. São Paulo: Ática, 1997.

Downloads

Publicado

2021-02-18

Edição

Seção

Artigos