A ESCOLHA DA PRIMEIRA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DOS PAIS
DOI:
https://doi.org/10.18616/rsp.v3i2.5100Resumo
A escolha da primeira instituição de Educação Infantil para os filhos é um momento importante, pois a decisão refletirá na trajetória da criança, dessa forma necessita atenção cautelosa dos pais. Este estudo tem o intuito de analisar as razões que levam os pais a escolherem a primeira instituição de Educação Infantil dos filhos. Os principais autores que embasaram a pesquisa foram Àries (1981), Brasil (2009), Casagrande (2002), Kramer (2005), Nogueira (1998), Oliveira (2011). Definiu-se como objetivos específicos entender quais aspectos foram relevantes para a escolha, constatar se as expectativas dos pais em relação a instituição estão sendo alcançadas, investigar o que os pais anseiam em relação a aprendizagem dos filhos e compreender a relação família e instituição. O estudo se caracteriza como uma pesquisa básica de caráter qualitativo e para atingir os objetivos realizou-se uma pesquisa de campo, de caráter descritivo. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário, contendo dez questões, organizadas em três categorias para a análise. A pesquisa foi feita com dez pais de uma instituição de Educação Infantil privada da cidade de Criciúma (SC). A partir da pesquisa constatou-se que são muitos os critérios avaliados pelos pais para a decisão da primeira instituição infantil para seus filhos, desde o ambiente até o pedagógico. Concluiu-se que os principais fatores para a escolha são o ambiente, segurança, acolhimento por parte dos profissionais, qualidade de ensino e qualificação dos profissionais.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. Pais. Instituições.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.