A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TEA NOS ANOS INICIAIS E AS ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS: A REALIDADE DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO/SC
DOI:
https://doi.org/10.18616/rsp.v4i1.5748Resumo
RESUMO: Este artigo teve como objetivo principal, analisar como uma escola de caráter privado da cidade de Tubarão/SC, realiza a inclusão dos alunos com TEA, identificando as adaptações pedagógicas utilizadas para o atendimento de suas necessidades específicas. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa básica de abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, onde participaram a Coordenadora de Educação Inclusiva e 7 (sete) professoras que trabalham ou já trabalharam com crianças com TEA. Os dados coletados na pesquisa, revelaram que algumas adaptações são realizadas pelas professoras, principalmente aquelas relacionadas às suas posturas pedagógicas em sala de aula, ao material pedagógico utilizado e as atividades adaptadas. Na escola em análise, constatou-se também que são promovidas formações continuadas, possibilitando aos professores qualificarem suas práticas relativas à inclusão da criança com TEA em sala de aula. Pelos resultados da pesquisa, também é possível dizer que a escola vem promovendo avanços significativos para efetivação da inclusão das crianças com TEA, inclusive na contratação de uma Coordenadora de Educação Especial. Esses avanços mostram a preocupação da referida instituição com a permanência da criança com TEA, considerando suas especificidades na aprendizagem.
PALAVRAS CHAVE: Transtorno do Espectro Autista – TEA. Inclusão escolar. Adaptações pedagógicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.

