A NATUREZA COMO POSSIBILIDADE DE BRINCAR, CRIAR E IMAGINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS ABORDAGENS DE REGGIO EMÍLIA E GANDHY PIORSKI
DOI:
https://doi.org/10.18616/rsp.v6i1.7248Resumo
RESUMO: A imaginação e a criatividade podem ser desenvolvidas na Educação Infantil por meio do brincar. Portanto, a escolha do tema dessa pesquisa, se deu devido às observações feitas em instituições de Educação Infantil, onde as crianças tinham brinquedos à sua disposição, mas preferiam os potes, gravetos, pedras e as folhas espalhadas pelo parque. Durante a graduação, vimos abordagens que desenvolvem seu processo didático-pedagógico baseadas nos elementos naturais, o que instigou a elaboração do problema da pesquisa: Quais as possibilidades que os elementos naturais, podem oferecer para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade na Educação Infantil? Buscou-se como objetivo geral, compreender as possibilidades que os elementos naturais oferecem para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade das crianças. A metodologia aplicada à pesquisa foi a bibliográfica, com abordagem qualitativa. Com base nos autores Vygotsky (2014), Rinaldi (2014), Barbosa; Horn, (2008), Louro (2013), Piorski (2016), entre outros, desenvolveu-se a pesquisa bibliográfica. Por fim, concluiu-se que a Educação Infantil necessita possibilitar espaços diferenciados, sair das salas de referências e ir para o gramado, para a areia, pisar nos pedriscos, desafiar a criança a pensar, imaginar e criar por meio de suas sensações e ainda criar para si e para o grupo, referências afetivas. Ter o contato com a natureza e sentir-se parte dela, contribui para a preservação do ambiente e da vida. PALAVRAS CHAVE: Educação Infantil. Brincar. Natureza. Imaginação e criatividade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.