IMPACTOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES ORIENTADORES
DOI:
https://doi.org/10.18616/rsp.v7i2.8256Resumo
A formação de professores tem sido pautada em muitos estudos e pesquisas. O presente artigo tem como objetivo geral analisar as percepções dos docentes orientadores sobre os impactos do Programa Residência Pedagógica na formação de professores. A proposta de pesquisa se inspira na abordagem qualitativa e utiliza a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. Utilizou como forte base teórica os estudos produzidos por Nóvoa (1992, 2006, 2012, 2013, 2017, 2019) e Tardif (2014). A partir da leitura dos dados das entrevistas foram estabelecidos 3 blocos de análise: O perfil dos entrevistados; Formação de professores no RP e o programa RP na perspectiva dos entrevistados. Conclui-se que o Residência Pedagógica é um potente programa de formação inicial, mas que além de contribuir para a solidificação da formação dos futuros professores, funciona como uma espécie de formação continuada para os professores preceptores.
PALAVRAS-CHAVES: Residência pedagógica. Formação de professores. Formação inicial. Formação continuada
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.