O PERIGO DAS FAKE NEWS EM SAÚDE E AS AÇÕES BÁSICAS DE MITIGAÇÃO NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.18616/rsp.v9i2.10154Resumo
Notícias veiculadas pelas mídias “oficiais” trazem preocupante retrocessos na saúde pública: doenças antes erradicadas, como a poliomielite, rubéola e difteria são mencionadas pelas agências e órgãos governamentais de saúde como passíveis de retorno em meados de 2022. Esse dado alarmante é uma consequência da propagação de notícias falsas maciçamente difundidas na internet. A desinformação é uma faceta da mesma marginalização digital dissecada por Demo (2007). Diante dessa circunstância e consoante ao desenvolvimento de um projeto pautado na temática “Comunicação Científica” realizado no ensino de Biologia no ano letivo de 2023, foi desenvolvida uma prática pedagógica baseada, que utilizou instrumentos de pesquisa qualiquantitativas junto aos estudantes do ensino médio. Ela teve o objetivo de analisar a prontidão das pessoas para identificar/checar elementos de falsidade nas informações que comumente compartilham em suas redes sociais. Essas características buscam alinhamento com a Alfabetização Midiática Informacional (AMI). Após a análise dos resultados, houve articulação de estratégia interventiva na unidade escolar. A despeito de todas as dificuldades vivenciadas na pesquisa e seus desdobramentos, a ação sinaliza um limiar de construção de competências em educação midiática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.